Ricardo Patah, Presidente da UGT, Parabeniza Motoristas e Cobradores

03/07/2024

Na noite de 2 de julho de 2024, a cidade de São Paulo vivenciou um importante momento de conquista para os trabalhadores do setor de transporte coletivo. A pressão exercida pelos motoristas e cobradores de ônibus, sob a liderança determinada do presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, Edivaldo Santiago, resultou em uma vitória significativa: o atendimento das reivindicações antes da iminente greve, que estava programada para começar à meia-noite do dia 3 de julho.

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), manifestou seu reconhecimento e parabenizou a categoria por esta importante conquista. “A pressão rendeu bons resultados. A negociação mostrou a força e a união da categoria, que não só evitou uma paralisação que impactaria milhares de cidadãos, mas também garantiu melhorias essenciais nas condições de trabalho e remuneração”, afirmou Patah.

A mobilização dos motoristas e cobradores trouxe à tona uma série de reivindicações que foram finalmente atendidas pelos empresários do setor e pelo governo municipal. Dentre as conquistas, destacam-se:

Retorno dos 30 minutos remunerados na jornada de trabalho: Um benefício que reforça a valorização do tempo de descanso e bem-estar dos trabalhadores, garantindo que o período de intervalo seja devidamente compensado.

Reajuste do Vale Refeição: O valor do vale refeição passou de R$ 33,37 para R$ 35,50, um reajuste necessário para que os trabalhadores possam ter acesso a uma alimentação digna durante o expediente.

Reajuste Salarial: Os motoristas e cobradores conquistaram um reajuste salarial de 3,60%, além da diferença a ser composta pelo Salariômetro, cujo índice será fechado em setembro. Esse aumento salarial será retroativo à data-base da categoria em 1º de maio, garantindo que os trabalhadores recebam o que lhes é de direito desde o início do período de negociação.

Patah fez questão de destacar a liderança de Edivaldo Santiago e a determinação da diretoria do Sindicato dos Motoristas em garantir que as demandas da categoria fossem ouvidas e atendidas. “Parabéns a Edivaldo Santiago, presidente do Sindicato dos Motoristas, e a toda a diretoria pela vitória alcançada. Esta é uma demonstração clara de que a união e a persistência são fundamentais para a conquista de direitos e a melhoria das condições de trabalho”, complementou.

Motoristas e cobradores desempenham um papel crucial no funcionamento da cidade, garantindo a mobilidade de milhões de pessoas todos os dias. A valorização desses profissionais é essencial para que eles possam desempenhar suas funções com dignidade e segurança, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população.

“Esta vitória é um marco para os trabalhadores do transporte e para todos nós que lutamos por um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado. É um exemplo de como a negociação e o diálogo podem trazer benefícios reais e significativos para a classe trabalhadora”, concluiu Ricardo Patah.

A conquista dos motoristas e cobradores de São Paulo é um testemunho do poder da organização coletiva e da importância de lutar pelos direitos trabalhistas. A UGT segue comprometida em apoiar todas as categorias na busca por melhorias e pela construção de um ambiente de trabalho mais justo e digno para todos.