04/04/2024
É com imenso pesar e profunda consternação que a União Geral dos Trabalhadores (UGT) comunica o falecimento de nossa incansável companheira de luta, Valmira Luzia da Silva. Valmira foi uma figura emblemática no cenário das lutas trabalhistas, dos direitos das mulheres e na batalha incansável contra o racismo, deixando um legado de resistência e paixão pela justiça social.
Desde os anos 90, Valmira se destacou no movimento estudantil, iniciando sua trajetória na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e na União da Juventude Socialista (UJS), contribuindo significativamente para o movimento estudantil em geral. Sua transição para o mundo do trabalho não diminuiu seu ideal, pelo contrário, fortaleceu sua vocação para a militância. No início dos anos 2000, Valmira começou a militar no Sintratel, onde desempenhou papéis cruciais na organização, no departamento jurídico e financeiro, sempre advogando pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
Além de sua notável atuação no âmbito trabalhista, Valmira, como historiadora e poetisa, teve uma participação histórica nos movimentos de mulheres, especialmente na União Brasileira de Mulheres (UBM), e se destacou vigorosamente em sua luta antirracismo, com grande atuação na UNEGRO.
A UGT, expressa suas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles tocados pela vida e pela obra de Valmira Luzia da Silva.
A partida de Valmira deixa um vazio imenso em nossos corações, mas seu espírito guerreiro e sua dedicação à causa dos trabalhadores e trabalhadoras permanecerão conosco, inspirando-nos a continuar a luta por um mundo melhor.
Valmira, presente!
UGT - União Geral dos Trabalhadores