28/03/2024
Uma das políticas públicas voltadas para motociclistas que mais fez sucesso e reduziu literalmente mortes na capital, o projeto Faixa Azul, será implementada em mais vias públicas da cidade.
O Projeto Faixa Azul, via exclusiva para motocicletas e antiga reivindicação do SindimotoSP, atendida pelo Prefeito Ricardo Nunes, estará em várias avenidas e ruas trazendo mais segurança para motociclistas, reduzindo mortes e melhorando a fluidez do trânsito da cidade.
A publicação da autorização para ampliação pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), foi no Diário Oficial da União no dia 26/03/2024 | Edição: 59 | Seção: 1 | Página: 104 - PORTARIA SENATRAN Nº 318, DE 22 DE MARÇO DE 2024, em que o Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes Adrualdo de Lima Catão, na Portaria, definiu as vias públicas que receberão à Faixa Azul.
Com a Faixa Azul, utilizada por 90% dos motociclistas, houve queda de sinistros com vítimas em 71% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com os meses anteriores, caindo de 14 para 4.
Segundo o Prefeito Ricardo Nunes, a intenção é chegar até o fim de 2024 com 200 km de extensão.
Para o SindimotoSP, a Faixa Azul é essencial para diminuição de acidentes que acontecem com motociclistas e que o projeto deveria ser realizado em outros estados brasileiros.
Vias públicas da Capital - SP autorizadas pela Senatran que receberão o Projeto Faixa Azul
Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira)
Santo André, no ABC Paulista, também recebeu autorização e será a 1ª cidade do ABC Paulista a ter Faixa Azul
A PORTARIA SENATRAN Nº 317, DE 22 DE MARÇO DE 2024, também autoriza o Departamento de Engenharia de Tráfego do Município de Santo André/SP (DET) a utilizar, em caráter experimental, a sinalização voltada à circulação de motocicletas, denominado Projeto Faixa Azul, na Avenida Prestes Maia pelo período de um (1) ano.
O DET terá que adequar o projeto entre faixas de circulação de veículos gerais e não junto à faixa de circulação exclusiva de ônibus, apresentar trimestralmente à SENATRAN, relatório com as avaliações técnicas e conclusões do projeto, além dos seguintes dados: quantidade de sinistros envolvendo motocicletas, avaliação das razões que acarretaram os eventuais sinistros ocorridos após a implantação do projeto da Faixa Azul no município, informação do Volume Diário Médio (VDM) classificado por categoria de veículo, por sentido de tráfego, antes do projeto e no período experimental, velocidade operacional de cada faixa de circulação da Avenida Prestes Maia, antes e após a intervenção; e pesquisas de opinião, com as impressões dos usuários da via.
Fonte: Jornal do Motoboy
UGT - União Geral dos Trabalhadores