22/03/2024
Aconteceu nesta quinta-feira (21) a posse dos membros do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) do Estado de São Paulo. Em solenidade realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na capital paulista, a secretária executiva da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, empossou os novos membros.
Mortágua, que foi nomeado pelo governador, para integrar a bancada dos trabalhadores, representando a UGT-SP, tem como suplente Eliseu Hermes de Araújo. O Ceter de São Paulo é composto por 18 conselheiros, sendo seis representantes do governo; seis dos empresários e outros seis dos trabalhadores.
Logo após a posse, houve a eleição do Presidente do Conselho e Amauri foi eleito por unanimidade para um mandato de dois anos, com posse imediata.
O Ceter é responsável por estabelecer políticas focadas em aumentar os índices de empregabilidade em território paulista, sendo um órgão permanente e deliberativo que tem papel fundamental nos repasses de verbas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), através do governo federal. Também é responsável por executar ações ligadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) para aperfeiçoar o acesso ao trabalho com liberdade, equidade, dignidade e segurança.
O órgão também fiscaliza e delibera sobre as verbas do FUNTEST - Fundo do Trabalho do Estado de São Paulo que congrega recursos federais e estaduais para a execução das políticas do setor e repasses a municípios e entidades.
“É uma honra presidir este Conselho que trata de políticas de trabalho, emprego e renda. A empregabilidade traz avanços sociais e faz crescer a economia em nosso estado, e o garantir o preenchimento de postos de emprego, compatibilizando a oferta com o perfil do cidadão, valoriza os trabalhadores e rende frutos para as empresas”, destacou Amauri.
UGT - União Geral dos Trabalhadores