26/02/2024
A representação conjunta do SIEMACO São Paulo e da UGT Nacional, liderada pela Secretária Geral Marcia Adão, que participou em Brasília da mais recente reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), expressando a intenção dos sindicatos em fortalecer as discussões sobre acessibilidade e inclusão.
O evento, realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro, abordou temas cruciais para a causa, com destaque para o papel das “tecnologias assistivas”. Essas tecnologias, que englobam uma variedade de dispositivos e processos, têm o poder de melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com deficiência, incluindo-as na produção audiovisual brasileira. O objetivo é garantir que todos tenham acesso e possam se expressar plenamente.
Durante a reunião, foram discutidos pontos-chave, como a normativa da ANCINE que assegura a acessibilidade visual e auditiva no cinema e o Programa Novo Viver sem Limites, focado em quatro eixos fundamentais: gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva, e promoção do direito à educação, assistência social, saúde, cultura e economia.
Marcia Adão destacou o desafio de implementar o programa em todo o país, garantindo que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e que elas possam desfrutar de plena autonomia. Essa é uma luta contínua, na qual o SIEMACO-SP e a UGT Nacional estão firmemente engajados, apoiando iniciativas que promovem um mundo mais inclusivo e acessível para todos.
UGT - União Geral dos Trabalhadores