22/02/2024
Juliana Karine Machado, secretária da Juventude e Luiz Gustavo de Pádua Walfrido Filho, secretário para Políticas de Qualificação Profissional, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), participaram da Conferência Pública "Articulação de lutas por justiça ambiental, para a juventude trabalhadora e o sindicalismo sociopolítico", promovida pela Central Sindical das Américas (CSA).
O evento, que iniciou nesta terça-feira (20/02), acontece na UNILA, localizada na Fronteira Trinacional formada por Argentina, Brasil e Paraguai, e reuniu 20 jovens de 12 países da América Latina e Caribe.
Durante a abertura do evento, que teve a participação do Secretário Geral da CSA, Rafael Freire, e de Cicero Silva, Secretário de Educação e Formação da CSA ocorreu a XXVI Reunião do Comitê da Juventude Trabalhadora das Américas, onde foi apresentado o calendário de atividades até a próxima conferência e as eleições da CSA, em 2025, além de reforçar a campanha “En Movimento”.
Nesta quarta-feira (21/02), ocorreu o Seminário Interno sobre "Justiça climática e transição justa com o olhar dos movimentos sociais". Durante o seminário, foram apresentados painéis como "Falsas soluções sob a perspectiva da justiça ambiental e do trabalho decente", "o neoliberalismo e o papel das empresas transnacionais nas crises ambientais e sociais" e "Transição justa, feminista e popular como proposta dos movimentos sociais".
Os painéis contaram com a participação da Juventude da CSA, ATALC, MARCHA mundial de mulheres, Levante Popular, a Juventude da UNILA e o Movimento Tierra Nativa.
Este evento proporcionou um espaço importante para discussões sobre questões ambientais, trabalho decente e justiça social, envolvendo diferentes movimentos e organizações da região.
UGT - União Geral dos Trabalhadores