Lançada Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários piauienses

20/05/2014

Existente em mais de dez estados brasileiros, foi lançada na segunda-feira, dia 19, no Piauí, durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Comerciários, atendendo requerimento do deputado Cicero Magalhães (PT). Comerciário por vocação, o parlamentar afirmou que a profissão é uma das mais antigas do mundo e defendeu o cumprimento da garantia constitucional dos direitos trabalhistas assegurado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Representando os trabalhadores comerciários do Estado, a comerciária Francisca das Chagas disse, ao discursar na solenidade, que a classe feminina trabalhadora ainda sofre no Estado, atribuindo à falta de segurança de trabalho e a elevação da jornada de trabalho, fatores que comprometem a qualidade de vida de suas representadas.

O presidente da Federação dos Trabalhadores do Comércio do Piauí, Marcos Moura, reconhece que houve avanços nos últimos anos à classe comerciária no Estado, embora reconheça a necessidade de erradicar a escravidão de trabalho, o que se configura, frisou ele, por meio de exorbitantes jornadas de trabalho e em desacordo a legislação que defende a classe trabalhadora no país.

A Frente Parlamentar possibilitará aos parlamentares estaduais a conhecerem melhor a realidade social e trabalhistas dos trabalhadores do comércio piauiense, segundo enfatizou Lourival Figueiredo, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC).