UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Ação movida pelo Sinsaúde beneficia trabalhadores do Grupo Vera Cruz associados ao Sindicato


30/05/2023

Na luta pelos direitos dos trabalhadores, o Sinsaúde conquistou mais uma vitória na Justiça. Graças à ação proposta pelo Sindicato, o Grupo Vera Cruz terá que devolver aos trabalhadores associados ao Sinsaúde descontos feitos nos salários a título de coparticipação em convênio médico, entre outubro de 2018 a maio de 2020, período que abrange a ação.


Uma proposta de acordo entre o Sindicato e a empresa foi fechado para a realização do pagamento aos associados com esse direito. Esta proposta será submetida à aprovação dos trabalhadores nas assembleias que serão realizadas nos dias 1 e 2 de junho, às 8h, 12h e 19h, na sede do Sinsaúde - Rua Duque de Caxias, 368. Sendo aprovada, será enviada ao poder judiciário para homologação.


O diretor sindical José Augusto de Sousa explica que até outubro de 2018, por meio de acordo com o Sinsaúde, as empresas do Grupo Vera Cruz não cobravam do trabalhador a coparticipação do plano de saúde. A partir de 2018 passou a cobrar. “A empresa descumpriu a norma coletiva e o trabalhador passou a pagar um valor por cada consulta ou exame realizados, o que não deveria ser feito. Isso levou o Sindicato a entrar com o bem-sucedido processo contra o hospital”, diz.


“Mais uma vez, o Sindicato mostra sua força e devolve aos trabalhadores sindicalizados o que lhes foi tirado de forma injusta. Ao fazer parte do Sinsaúde, o trabalhador fortalece a categoria e tem seus direitos e benefícios protegidos”, afirma a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.


A partir de junho de 2020, as empresas do grupo voltaram a conceder plano de saúde a todos os funcionários no sistema APS (Atendimento Primário de Saúde).


A ação vitoriosa do Sinsaúde envolve os trabalhadores sindicalizados nas empresas Hospital Vera Cruz, Associação de Saúde e a Ressonância Magnética Campinas Ltda.  “Cada trabalhador associado receberá quantia individualizada, conforme os gastos de coparticipação realizados no período alvo da ação do Sindicato”, explica a diretora sindical Maria de Lourdes Carvalho Cruz.


“Se você era funcionário de uma dessas empresas do Grupo Vera Cruz, de 2018 a 2020, e associado do Sinsaúde, participe da assembleia para validar a proposta de acordo, assim, terá direito a receber o que lhe foi cobrado indevidamente”, avisa a diretora do Sinsaúde Janaína Matos Ribeiro.


Os beneficiados pela ação devem buscar mais informações com os seguintes diretores do Sinsaúde que atuam no Grupo Vera Cruz: José Augusto de Sousa, Maria de Lourdes Carvalho Cruz, Janaína Ribeiro e Carlos Rogério dos Reis.


“A ação vitoriosa mostra o quanto é importante o trabalhador fazer parte do Sindicato. O Sinsaúde está atento aos direitos dos trabalhadores e lutando por eles”, afirma o diretor sindical Carlos Rogério dos Reis.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.