Festa do trabalhador da saúde de Campinas e região reúne mais de mil profissionais

17/05/2023

Mais de mil trabalhadores da saúde de Campinas e cidades da região participaram, nesta quinta-feira, 11 de maio, da comemoração do Dia do Trabalhador da Saúde, na Vila Appia Eventos, em Valinhos, onde 57 trabalhadores foram homenageados com entrega de diplomas por autoridades da cidade.

O Dia Estadual do Trabalhador da Saúde é celebrado oficialmente dia 12 de Maio e o Sinsaúde organiza mais de 20 festas e sessões solenes em diversas cidades da sua área de abrangência.

Os 57 trabalhadores que receberam os certificados de Honra ao Mérito foram escolhidos ou eleitos por seus pares em 24 unidades de saúde de Campinas, Valinhos, Hortolândia e Monte Mor. “Foi uma festa linda. Esta é a segunda comemoração que realizamos depois da pandemia e foram momentos muito emocionantes de reencontro, de relembrar a coragem e força da nossa categoria”, disse a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.

Estiveram presentes diversas autoridades da cidade e região para homenagear os trabalhadores, entre eles o prefeito de Campinas, Dário Saad e o vereador Paulo Haddad, representando a Câmara Municipal de Campinas.  Juliana Machado, vice-presidente do Sinsaúde e que representou a União Geral dos Trabalhadores (UGT), enviou uma mensagem de força e luta aos trabalhadores. “É hora de festejarmos e estarmos cada vez mais unidos para as lutas que virão”, ponderou.

O presidente da Federação Paulista de Saúde, Édison Laércio de Oliveira, falou da importância de manter a coesão da categoria e enfrentar as batalhas com a mesma coragem que a categoria enfrentou a pandemia. A mesa oficial também foi composta por Jefferson Caproni, representando os sindicatos da saúde do estado, Mauro Marques, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Campinas e Pamela Gritte, representante do Hospital Penido Burnier.

O Sindicato fez uma homenagem em vídeo, com depoimentos de trabalhadores que emocionou a plateia. O cerimonial do evento ficou por conta de Sirlene Nogueira, assessora de Comunicação do Sinsaúde. A festa foi animada ao som da Banda Vaka Loka.

Já homenageados

As festas de comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde começaram dia 5 de maio, em Jundiaí, e vão até dia 30 de maio, em Itapira. No dia 11, ocorreram as de Campinas e Indaiatuba. Neste dia 12, acontecem em Tupã e Araras.

No dia 10, os trabalhadores de Mogi Mirim foram homenageados com uma sessão solene na Câmara Municipal da Cidade. A confraternização será realizada no dia 24 de maio, junto com os homenageados de Mogi Guaçu, no Clube de Campo dos Metalúrgicos.

Milhares de convites estão sendo distribuídos para as 23 confraternizações que serão realizadas. Mais informações nas subsedes do Sinsaúde.