CSPB participa de Sessão Solene em homenagem aos Defensores Públicos

17/05/2023

O Diretor de Política dos Profissionais da Saúde e Segurança no Trabalho da CSPB e presidente da Febraj, Wagner José de Souza (na foto acima ao lado esquerdo), prestigiou a Sessão Solene realizada no plenário do Senado Federal

O Diretor de Política dos Profissionais da Saúde e Segurança no Trabalho da CSPB e presidente  da Febraj, Wagner José de Souza, prestigiou a Sessão Solene realizada no plenário do Senado Federal em homenagem à relevante categoria profissional

O Congresso Nacional realizou, nesta quarta-feira (17/05), Sessão Solene para comemorar o Dia da Defensora e do Defensor Público. Celebrada em 19 de maio, a data homenageia esses profissionais, que atuam na defesa dos cidadãos que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular. O Diretor de Política dos Profissionais da Saúde e Segurança no Trabalho da CSPB e presidente da Febraj, Wagner José de Souza, prestigiou a homenagem realizada no plenário do Senado Federal.

“São defensores púbicos que atuam na defesa dos interesses dos(as) usuários(as), prestando-lhes assistência jurídica integral, inclusive quando a parte contrária é o próprio Estado. A  independência funcional desta categoria confere à Defensoria Pública a atribuição de ser um poderoso  instrumento do regime democrático, fundamentalmente no que tange à orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, à todo que qualquer brasileiro que necessite desse indispensável amparo. Muito justa a homenagem à esses valorosos profissionais”, avalia Wagner.

Assista a íntegra da Sessão Solene:

O dia 19 de maio foi escolhido como Dia da Defensora e do Defensor Público por ser a data de falecimento de Santo Ivo, que trabalhou em defesa dos injustiçados e dos necessitados e é considerado padroeiro dos advogados. Os defensores públicos garantem o direito do acesso à Justiça, previsto na Constituição.

A homenagem aos defensores foi requerida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e pela deputada Jack Rocha (PT-ES).

Agência Senado com adaptações da Secom/CSPB