Seminário Internacional da UGT reúne dirigentes sindicais de diversos países

07/05/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou, na manhã deste domingo (07/05), em São Paulo, a abertura do Seminário Internacional da UGT, com o tema democracia, trabalho e desenvolvimento sustentável.

Ricardo Patah, presidente da UGT participou da abertura do evento que reuniu representantes sindicais de diversos países para debates que abordaram o atual cenário político mundial.

O líder ugetista palestrou e abordou o tema Democracia: O Estado Da Democracia No Brasil E No Mundo. “A palavra democracia é muito além do tema de votar e ser votado, o poder do voto, tem uma série de elementos que nos emprestam essa condição de sermos uma democracia plena, mesmo que o governo eleito caminhe pelas vias de regra democráticas, ainda não estamos sob um regime democrático desenhado como nós sonhamos.”

O Prof. Dr. Ladislau Dowbor – Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Laerte Teixeira da Costa - Vice Presidente da UGT e Ruben Cortina – Presidente da UNI Global Union ministraram o tema Desenvolvimento Sustentável, Esg, Mudanças Climáticas e As Cop’s: O Que Os Sindicatos Pensam Sobre Isso?

Outro tema abordado foi O Mundo Necessita De Um Novo Contrato Social, tendo como debatedores Juan Jose Guilarte – Escritório de Atividades para os/as Trabalhadores/as, Cone Sul, da Organização Internacional do Trabalho (ACTRAV/OIT) e Antonio Lisboa - Professor e Presidente Adjunto da Confederação Sindical Internacional (CSI).

Durante o seminário, foram entregues aos participantes kits da campanha da Campanha em apoio à sindicalização de funcionários da Starbucks dos Estados Unidos. Lydia Fernandez que é barista da Starbucks na Filadélfia, Pensilvânia, há dois anos, fez um discurso explicando a atual situação dos (as) trabalhadores (as) da empresa e ressaltou estar feliz por poder representar essas pessoas num evento que celebra a solidariedade internacional. Veja a íntegra do discurso clicando aqui.

O evento contou com a participação de Lourenço Prado – Secretário de Relações Internacionais da UGT, Sidnei De Paula Corral - Secretário de Integração para as Américas UGT, CSI: Antonio Lisboa - Professor e Presidente Adjunto da Confederação Sindical Internacional, CSA: Rafael Freire – Secretário GSeminário ineeral da Confederação Sindical das Américas, ACTRAV/OIT: Juan Jose Guilarte – Juan Jose Guilarte – Escritório de Atividades para os/as Trabalhadores/as, Cone Sul, da Organização Internacional do Trabalho (ACTRAV/OIT), CSC: Annick De Ruyver - Departamento Internacional da Confederação Sindical Cristã da Bélgica, Solidarity Center AFL-CIO: Gonzalo Martinez De Vedia - Diretor de Programas do Solidarity, Center AFL-CIO para o Brasil e Paraguay, UNI: Ruben Cortina – Presidente da UNI Global Union, Cícero Pereira da Silva- Secretário Adjunto para Políticas da Segurança Pública, Privada e Defesa Social da UGT, entre outros.