Campanha Sem Direitos Não É Legal participa de ato global em apoio à sindicalização de funcionários da Starbucks dos EUA

11/04/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) participaram, nesta terça-feira (11/04), de uma grande ação em defesa do direito dos trabalhadores da Starbucks.

O ato, que aconteceu em várias cidades do Brasil incluindo São Paulo, Brasília e Porto Alegre faz parte de uma ação global de apoio à mobilização dos funcionários da rede Starbucks dos Estados Unidos pelo direito à sindicalização e por melhores condições de trabalho.

No Brasil, os atos começaram a partir das 10h30 e contaram a presença de integrantes da campanha Sem Direitos Não É Legal. Os atos foram realizados em unidades de São Paulo, Guarulhos, Sorocaba, Osasco, Brasília, Porto Alegre, São José do Rio Preto e Santos.

A ação ocorreu poucas semanas após a nomeação do novo CEO da Starbucks, Naxman Narasimhan, no dia 20 de março. Para os organizadores do ato global, o momento de transição no comando da companhia é importante para abrir um canal de diálogo com o novo CEO, na tentativa de reverter a postura antitrabalhista da rede e estabelecer cooperação e um diálogo saudável com os baristas e os sindicatos. Uma petição foi iniciada no site do coletivo Starbucks Workers United para reforçar a necessidade de respeito aos direitos trabalhistas de seus funcionários.

A meta da iniciativa era promover uma mobilização massiva nas redes sociais da Starbucks, com mensagens de apoio aos funcionários da franquia nos Estados Unidos. Para isso, foram distribuídos adesivos a apoiadores e simpatizantes da causa para a publicação da maior quantidade possível de fotos com as hashtags #StarbucksUnion e #StickItToStarbucks. Além dos Estados Unidos e do Brasil, países como Colômbia, Chile, França, Inglaterra, Itália e Espanha também devem aderir à iniciativa.