UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Sindicato dos Ferroviários dizem Não a privatização das linhas da CPTM


31/03/2023

Representantes do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) foram recebidos, na quarta-feira 29/03, por parlamentares da Assembleia Legislativa de SP (Alesp). O encontro teve como pauta a ameaça, por parte do governo estadual, de privatização de todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


Segundo Eluiz Alves de Matos, presidente do Sindicato e Secretário dos Trabalhadores no Setor de Transportes Ferroviários da UGT, privatizar as linhas férreas não é lucrativo. “Além disso o estado, por meio da CPTM, investiu nas linhas férreas por aproximadamente 30 anos, para entregar a estrutura de graça para a iniciativa privada?”.


Eluiz ressaltou que o Sindicato está preocupado com a segurança dos passageiros e dos trabalhadores, uma vez que pouco mais de um ano da concessão das linhas 8-diamante e 9-esmeralda para a ViaMobilidade, aumento exponencial de problemas e reclamações, a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Paulo estuda o rompimento do contrato de concessão.


O sindicalista lembrou que em março de 2022, um funcionário morreu enquanto fazia a manutenção na linha 9-esmeralda, na região da Estação Pinheiros.


“Não podemos esperar acontecer outra morte para tomar uma atitude concreta em relação a esse modelo de privatização”, enfatizou Eluiz.


Segundo reportagem do jornal Folha de SP, desta sexta-feira (31/03), o promotor Silvio Marques, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Paulo, disse não haver mais possibilidade de diálogo com a ViaMobilidade e que medidas judiciais serão tomadas em até 15 dias para rompimento do contrato de concessão das linhas 8-diamante e 9-esmeralda.


A fala ocorreu horas após novo descarrilamento de trem com passageiros na linha 8.







logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.