Sinsaúde realiza seminário preparatório para a campanha salarial 2023-2024

30/03/2023

A diretoria do Sinsaúde começa o aquecimento para campanha salarial 2023 com a realização do seminário “Negociações Coletivas de Trabalho”, que ocorrerá de 29 a 31 de março, em Águas de São Pedro. O objetivo do encontro é debater a organização da campanha salarial e realizar treinamentos sobre aspectos das negociações.

“É um momento de fortalecimento e sintonia fina da diretoria sindical para enfrentar e vencer todos os obstáculos que surgirão na campanha salarial de forma coesa e unida”, avalia a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.

O evento contará com a participação do diretor do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Fausto Augusto Júnior e do economista da instituição, Victor Pagani, e das juízas Isabela Pereira Tófano, da 3ª. Vara do Trabalho de Piracicaba e Kathleen Zarins Stamato, da 3ª. Vara do Trabalho de Jundiaí, além da desembargadora aposentadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª. Região, Maria Inês de C. César Targa.

O presidente da Federação Paulista de Trabalhadores da Saúde, Édison Laércio de Oliveira, fará parte da mesa de expositores. “É de grande importância este momento de preparação e capacitação da diretoria do Sinsaúde para as lutas que se apresentarão durante o período de negociações da pauta de reivindicações”, pondera.

No dia 29, haverá exposição sobre os “Caminhos jurídicos para implantação do Piso Nacional da Enfermagem”, além de um debate entre os assessores jurídicos do Sinsaúde. No dia 30, ocorrerão apresentações sobre “O mercado de saúde e as negociações salariais do setor”, o “Panorama Econômico das Negociações Coletivas em 2023”, “A arte de negociar para sindicatos”, palestra sobre a “Teoria Geral do Conflito”, além da oficina “Cumprimentar e se apresentar”.

Segundo a diretora de Orientação Sindical, Juliana Guilherme, as atividades visam capacitar todos os participantes com uma visão moderna sobre as negociações. “Nossa expectativa é equalizar o discurso para alcançarmos nossos objetivos em todas as regiões de abrangência do Sindicato”, afirma.

Para encerrar o encontro, dia 31, os diretores assistirão palestras sobre “Modelo de negociação”, “Técnicas aplicadas à negociação em conflitos coletivos” e à oficina “Trabalhando concretamente sobre a CCT específica da categoria da saúde. Qual o avanço possível?”.

Para o diretor Jurídico do Sinsaúde, Paulo Gonçalves, capacitar os envolvidos nas negociações possibilita melhores resultados na campanha. “Esperamos que de posse destas técnicas, possamos resolver entraves e alcançar acordos que beneficiem ainda mais nossa categoria”, explica.

A campanha salarial deste ano começará efetivamente com a assembleia geral de trabalhadores que ocorrerá no dia 13 de abril, na sede do Sinsaúde.