Diretores do Sinsaúde são eleitos para o Conselho de Saúde de Campinas

16/02/2023

A primeira-tesoureira, Adriana Botelho, a secretária-geral, Bianca Ariadny Ramos e o diretor suplente do Sinsaúde, Geraldo Soares, são os mais novos integrantes eleitos do Conselho de Saúde de Campinas. As eleições de titulares e suplentes para as vagas de representantes de entidades de trabalhadores e profissionais da saúde e dos conselhos e associações de classe aconteceram no Salão Vermelho da Prefeitura, no começo da noite de terça-feira (14).

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é uma ferramenta de democracia participativa integrante do SUS (Sistema Único de Saúde), conquista da Constituição de 1988, que tem a competência de atuar na formulação de estratégias, no controle de execução e avaliação da Política Municipal de Saúde (PMS), entre outras missões.

Para o enfermeiro Geraldo Soares, que trabalha há 20 anos no Hospital Beneficência Portuguesa e 6 anos como sindicalista, a participação do Sinsaúde no Conselho visa contribuir para o aprimoramento cada vez melhor do atendimento na cidade. “Queremos entender mais sobre o mecanismo do sistema de saúde e ajudar no que for possível”, declara ele que se tornou membro titular do CMS. Já para a técnica de enfermagem no Hospital da PUC, Bianca Ariadny, sindicalista há 3 anos, eleita suplente, atuar no Conselho é agir pelo bem comum. “Buscaremos colaborar com melhorias no atendimento para os usuários e trabalhadores do sistema de saúde”, afirma.

O Conselho tem reuniões ordinárias mensais e extraordinárias quando necessárias, convocadas pela sua presidência, com uma pauta construída pelos membros com os assuntos de interesse do serviço de saúde e pelas necessidades do poder público sobre os direcionamentos do Fundo Municipal de Saúde. “O CMS é uma instância muito importante para a política pública de saúde e quero poder aprender muito com os outros membros e lutar por um atendimento de qualidade”, afirma Adriana Botelho, técnica de Enfermagem na saúde desde 2002 e sindicalista desde 2015, que foi eleita suplente de conselheiro.

Para saber mais informações sobre as competências do Conselho Municipal de Saúde de Campinas é possível consultar nos links abaixo o estatuto e o regimento interno.

Estatuto

Regimento Interno