07 de Fevereiro: Dia da Internet Segura

07/02/2023

Nesta terça-feira (07/02) é comemorado o Dia da Internet Segura, uma celebração mundial, que está na sua 20ª edição, mas que no Brasil passou a ser comemorado há 15 anos.

Para a União Geral dos Trabalhadores (UGT) a data é fundamental para toda a sociedade, uma vez que, atualmente, a internet faz parte da vida e do cotidiano das pessoas no mundo todo tornando-se, na figura dos smartphones, um instrumento indispensável para milhares de cidadãos e cidadãs que se utilizam dessa tecnologia para trabalhar, estudar, etc.

Tratar o tema segurança na internet é tão importante, para os dias de hoje que, em 2019, a UGT já havia discutido essa questão em seu 4º congresso nacional, em que aprofundou o debate sobre o advento da tecnologia como a 4ª revolução industrial, o futuro do trabalho e a ação sindical.

Na ocasião, o congresso que foi pioneiro no sindicalismo brasileiro esse avanço tecnológico, além de abordar os impactos dessa mudança social e cultural para o mundo do trabalho cada vez mais globalizado.

“Nossa central já debateu esse tema durante nosso último congresso, mas não imaginaríamos que em tão pouco tempo tivéssemos uma aceleração tecnológica ao ponto que estamos vivenciando hoje. O problema é que quanto mais avançamos neste mundo virtual e em todas as possibilidades que ela nos oferece, seja do lado profissional, educacional ou pessoal, avançam também as fraudes”, explicou Ricardo Patah, presidente da UGT.

Para o professor e sociólogo, Erledes Elias da Silveira, Coordenador Executivo da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical da UGT, a internet é uma ferramenta poderosa, contudo não pode ser terra de ninguém.  “Quando falamos em insegurança virtual abordamos desde os roubos de dados, que impactam diretamente as pessoas que trabalham com vendas online, até a problemática causada pela proliferação das fake News, que causaram tanta dor de cabeça nas eleições brasileiras dos últimos anos”, concluiu Erledes.