Em encontro com Lula, Patah defende urgência na criação de políticas para trabalhadores em APP

19/01/2023

Na manhã desta quarta-feira (18/01), Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), esteve em Brasília, Palácio do Planalto para o encontro do presidente Lula com Sindicalistas.

O evento, que reuniu representares das centrais sindicais e de entidades sindicais de diversas categorias profissionais teve como foco a discussão da Pauta da Classe Trabalhadora para 2023, além da criação de um Grupo de Trabalho sobre Política de Valorização do Salário Mínimo.

Em seu discurso, Patah salientou que é urgente a criação de uma política pública que regulamente a função dos (as) trabalhadores (as) por aplicativo, já que, segundo o líder ugetista enquanto se discute como atuar e fiscalizar o exercício profissional nestas atividades, existem milhares de pessoas que estão perdendo a vida ou ficando mutiladas, com sequelas permanentes, por falta da atuação do estado para defender esses (as) trabalhadores (as).

“Ao meu ver, hoje os trabalhadores em aplicativo representam Os Miseráveis, de Victor Hugo, pela precariedade do seu trabalho, o que precisa se resolver, pois enquanto estou aqui falando, pode ter morrido alguém ou alguma pessoa pode ter tido sequela lá em São Paulo,” disse Ricardo.

“A saúde desses trabalhadores é até mais importante do que o debate que teremos sobre esse tema, mas enquanto se debate as mortes continuam. A minha vinda aqui é apelar para buscarmos alternativas que assegurem a segurança e a saúde desses (as) trabalhadores (as) que, muitas vezes não têm seguro de vida, qualificação profissional ou condições fazer a manutenção preventiva das motos,” explicou o líder ugetista que concluiu: “É preciso abraçar e incluir, para dentro da nossa estrutura, aqueles que são excluídos, que são as pessoas que trabalham no aplicativo”.

No final de sua fala, Ricardo Patah entregou para Lula uma camiseta com dizeres: “Valorizar a Guarda Municipal é Preciso”. “Estou passando para o presidente Lula esta camiseta da Guarda Municipal do Brasil”.

O evento contou com dirigentes ugetistas de todos os estados da federação e dirigentes sindicais das mais variadas categorias profissionais, além de representantes das demais centrais sindicais.