SinsaúdeSP: Diretoria participa de curso de formação em mídias sociais

17/01/2023

A diretoria plena do Sinsaúde se reuniu em Campinas, no auditório do ISI (Instituto de Saúde Integrada), dia 12 de janeiro, para um curso básico em mídias sociais. Realizado pelo Departamento de Comunicação do Sindicato, o treinamento teórico e prático foi ministrado pela assessora Sirlene Nogueira, pela responsável pelas redes sociais do Sinsaúde, Victória Coelho, e pela analista em mídias sociais da DMC Propaganda/Nação e assessora técnica digital do Sindicato, Janine Medeiros. “Nosso objetivo foi levar novos conhecimentos de forma a aperfeiçoar o relacionamento dos diretores e, por fim, do Sindicato, com os trabalhadores atendidos pelo Sinsaúde”, pontuou a assessora da entidade, Sirlene Nogueira.

O evento durou o dia todo e os participantes puderam saber um pouco mais sobre redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp. “Foi um curso muito importante para a capacitação da nossa diretoria e esperamos aprimorar cada vez mais nosso relacionamento com os 80 mil trabalhadores que atuam na base do Sinsaúde por meio das novas tecnologias”, avalia a diretora de Orientação Sindical, Juliana Guilherme.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, agradeceu a dedicação de cada um dos diretores na busca por uma comunicação mais eficiente com os trabalhadores. Sofia também elogiou os esforços do departamento em criar ferramentas e estratégias que conquistem a atenção da categoria, como a reprogramação visual e adequação da linguagem dos informativos impressos, o planejamento visual e sintonia das redes sociais com os temas de interesse da categoria.

Destaque para a criação da Sindy, persona que representa os trabalhadores da saúde da base de Campinas e Região. “Estamos todos unidos no objetivo de informar e conversar cada vez melhor com nossa base de trabalhadores”, avalia.

Redes Sociais são essenciais
As redes sociais do Sinsaúde, como o site institucional, Facebook e Instagram, principalmente, além das redes dos próprios diretores, que distribuem as informações em seus aplicativos pessoais, são os canais de comunicação mais utilizados com a categoria.

Para se ter ideia, o Brasil é um dos maiores usuários de redes sociais do planeta, com maior número de horas registrados por seus usuários. As 10 redes sociais mais usadas no País no ano passado foram o WhatsApp, com 165 milhões de usuários. Depois vêm o YouTube (138 mi), Instagram (122 mi), Facebook (116 mi), TikTok (73,5 mi), Messenger (65,5 mi), LinkedIn (56 mi), Pinterest (30 mi), Twitter (19 mi) e Snapchat com 7,6 milhões.

A tendência de uso se repete entre os diretores. Em pesquisa realizada entre os 80 membros da diretoria, 100% responderam que usam o WhatsApp para se comunicar com a base; 83,1% usam o Facebook e 74,6% possuem conta no Instagram.

O Curso Básico de Mídias Sociais apresentou as diversas ferramentas de edição e publicação dentro destas três plataformas de redes. “Utilizando da linguagem e das ferramentas que a categoria usa podemos fazer nossa mensagem alcançar mais e melhor os trabalhadores”, afirma a diretora Márcia Abou.