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FLEX: problemas vêm refletindo nos trabalhadores, sindicato cobra solução!


13/01/2023

Na manhã desta quinta-feira, 12, a diretoria do SINTTEL-SC se reuniu com os representantes da FLEX para debater pontos precários que têm acometido os trabalhadores da empresa. Há meses o SINTTEL-SC busca por uma solução que atenda à categoria e minimize os impactos do momento pelo qual a FLEX passa. Dentre os assuntos pautados na reunião estavam:
1- A postura e reações de alguns gestores que, diante de todo o cenário, acabam piorando a situação das equipes e as relações no ambiente de trabalho.
2- Multibenefício: o sindicato cobrou da empresa os atrasos na recarga de créditos do Cartão Multibenefício. A empresa está estudando a possibilidade de um novo parceiro, com melhores propostas para o cartão. Assim que for resolvido, será divulgado nos canais de comunicação interna.
3- Reivindicação do pagamento do vale alimentação dos trabalhadores da limpeza da unidade Lages: o sindicato já havia solucionado este problema e, por isso, pede atenção e uma solução definitiva para estes atrasos.
4- Turno da noite: um pequeno grupo de trabalhadores do turno vespertino/noturno que está sem liderança, o que prejudica os agendamentos e leva a perdas de vendas. A empresa vai analisar a possibilidade de colocar alguém para acompanhar a equipe no período noturno.
5- Atraso de salários: o Sindicato reivindica o pagamento da multa de 2% referente ao atraso dos salários do mês de dezembro de 2022. A empresa irá analisar todo o montante devido aos trabalhadores, conforme os dias de atraso, e apresentar uma proposta de pagamento ao sindicato.
6- Empréstimos dos empregados: os trabalhadores alegam que as empresas responsáveis pelos empréstimos não estão recebendo o repasse descontado na rescisão. O Sindicato pediu um esclarecimento e que a empresa verifique e, caso necessário, corrija a situação. A Flex informa que recebe do banco/empresa de empréstimo um boleto com o valor referente a 30% do empréstimo, para que seja descontado na rescisão. O acerto do valor restante é feito diretamente entre o trabalhador e o banco. Diante da reclamação, a empresa se compromete a analisar a situação.
7- Fechamento das unidades: o Sindicato questionou sobre a possibilidade do fechamento de unidades aqui no Estado. A empresa afirma que não há previsão de que isso aconteça, mas, que fará as reestruturações necessárias conforme a demanda.
8- Compensação de horas: os trabalhadores que têm horas a serem pagas solicitam a compensação no dia de sábado. A empresa irá verificar a possibilidade com a operação.
9- Compensação dia 31/12/22: alguns trabalhadores que se comprometeram a trabalhar em 31/12/22, foram surpreendidos pela decisão, de última hora, da empresa em não permitir que trabalhassem. Agora, a operação solicita que os mesmos compensem as horas, porém, ficou entendido, em reunião, que a compensação não se faz necessário, pois quem não cumpriu com o acordo foi a empresa.
10- Rescisões em atraso: o Sindicato pediu explicação sobre as verbas rescisórias que não estão sendo pagas. Diante do cenário econômico em que se encontra, a Flex afirma que não há verba para efetuar os pagamentos, por isso, esta dívida com os trabalhadores será incluída na Recuperação Judicial.
11- FGTS: desde abril de 2022 os valores referentes ao Fundo de Garantia não estão sendo pagos. A Flex alega que não há verba e que estes pagamentos também entrarão na Recuperação Judicial.

O SINTTEL-SC deixou claro à empresa que, na próxima semana, irá ingressar com uma ação coletiva, para que o pagamento das verbas rescisórias, da multa dos 40% do Fundo de Garantia e da indenização do artigo 477 da CLT pelo atraso dos pagamentos, sejam garantidos.
O presidente Rogério Soares, em nome do SINTTEL-SC, apesar de compreender o cenário econômico pelo qual a empresa está passando, e as perdas de grandes contratos, afirma que os trabalhadores não podem arcar com estes prejuízos. Por isso, o presidente cobrou dos responsáveis uma postura mais humana e que aproxime os trabalhadores, pois, se a FLEX tem esperança de se reerguer, precisa motivar as equipes, melhorar o ambiente de trabalho e reconquistar a confiança e afinco pelo trabalho.
A empresa afirma que está em busca de novos clientes e do fechamento de mais contratos, e se compromete em responder o mais rápido possível.
Nosso trabalho segue em prol da categoria, para que benefícios não sejam retirados e para que as condições dignas de trabalhos sejam mantidas.
Filie-se ao SINTTEL-SC, juntos somos mais fortes!




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