Presidentes das centrais sindicais participam de reunião da equipe de transição do Governo Federal

17/11/2022

A primeira reunião dos grupos de trabalho que compõem a equipe de transição do Governo Federal aconteceu, na manhã desta quinta-feira (17), de maneira hibrida, na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

A reunião, presidida por Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos técnicos do Gabinete de Transição do Governo, contou com a presença virtual de todos os membros da transição e presencial com os (as) representantes das centrais sindicais.

Durante o encontro foi explicado como serão realizados os trabalhos da equipe e quais suas funções, que é a de realização de diagnóstico para reunir informações sobre a situação financeira dos órgãos e entidades que compõem a administração pública.

Ao termino do encontro nacional, os representantes sindicais fizeram um levantamento de algumas pautas a serem apresentadas, como: A necessidade de enterrar a PEC 32, reforma administrativa que põe fim ao servidor público e levantamento, junto ao departamento jurídico das centrais sobre pontos da reforma trabalhista de 2017 para averiguar sua revogação, alteração ou permanência.

Outro ponto abordado se refere ao reajuste do salário mínimo e a necessidade de regulamentação dos trabalhos por aplicativo, separando esse trabalho entre app de busca (que engloba os fast food, motoristas, etc) dos demais como youtube, facebook, linkdim, twiter, etc.

O grupo de trabalho da área trabalhista da equipe de transição é composta por Ricardo Patah (UGT), Miguel Torres (FORÇA SINDICAL) Sérgio Nobre (CUT), Adilson Araújo (CTB).

“A reunião foi muito proveitosa e, a partir de agora iremos nos debruçar na demanda dos nosso grupo de trabalho para que, nos prazos estabelecidos, a gente entregue um relatório aprofundado que aponte como se encontra o setor trabalhista do Governo e quais as propostas imediatas a serem adotadas”, disse Ricardo Patah, presidente da UGT.