Acordo altera horários do comércio em Marília durante jogos da Copa do Mundo

04/11/2022

Competição tem início dia 20 de novembro

O acordo coletivo assinado em 31 de outubro entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília, representante dos trabalhadores, e o Sindicato do Comércio Varejista, representante do setor patronal, altera os horários de trabalho dos comerciários e do comércio durante os jogos da Copa do Mundo do Catar de 2022.

Para o comércio de em geral, o acordo prevê que, para os jogos realizados nos horários entre às 12h e 13h, as empresas devem fechar e liberar os trabalhadores uma hora antes do jogo, e os mesmos devem retornar uma hora após a partida finalizada para trabalho e reabertura.

Já no caso dos jogos às 16h, os comerciários devem ser liberados e as lojas fechadas uma hora antes dos jogos. Os trabalhadores não mais voltarão a trabalhar neste dia, permanecendo as lojas fechadas.

No caso das lojas estabelecidas em shoppings, as empresas devem fechar e liberar os comerciários uma hora antes do jogo e reabrir com a presença do trabalhador uma hora após encerrada a partida de futebol.

“O futebol e a seleção brasileira são uma paixão nacional. Para que todos os comerciários e empregadores assistam os jogos e não tenhamos divergências trabalhistas futuras, realizamos esse acordo com o patronal. Agora todos podem se programar para os jogos da Copa”, explicou Mário Herrera presidente do Sindicato dos Comerciários.

“Mais uma vez o bom entendimento entre as entidades sindicais fortalece o comércio e se torna exemplo a ser seguido no Estado. Esse acordo evita problemas e trás segurança jurídica para um momento em que todos os brasileiros aguardam ansiosamente a cada quatro anos”, disse Evandro Marins, advogado do Sindicato.

BLACK FRIDAY

Para o bom andamento do comércio, também faz parte do acordo assinado a autorização para trabalho dos comerciários e abertura das lojas nos dias 25 novembro das 9h às 22h e no dia 26 das 9h às 17h.

Lembrando, que todas as horas não trabalhadas por dispensa como constam no acordo coletivo podem ser compensadas durante o evento da Black Friday. O acordo assinado não inclui supermercados e farmácias.