UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

COVID-19 MATOU MAIS DE 4,5 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO BRASIL


14/10/2022

 “As coisas começaram a evoluir de uma forma muito estranha”. Assim começa o depoimento da enfermeira Graciete Mouzinho, que enfrentou, na rede pública de saúde de Manaus (AM), o drama da pandemia de covid-19. Manaus foi o centro da maior tragédia brasileira da pandemia: em apenas dois dias, mais de 30 pessoas morreram asfixiadas porque a cidade, por falha na logística do governo, ficou sem oxigênio para atender aos pacientes infectados. O relato de Graciete contrasta com as seguidas falas do presidente Jair Bolsonaro, que tenta agora a reeleição pelo PL, minimizando a pandemia, que no Brasil já vitimou mais de 700 mil pessoas.

 
O depoimento da enfermeira de Manaus faz parte da série Behind the Mask (Atrás da Máscara), produzida pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), que colheu relatos de profissionais de saúde diretamente envolvidos com o combate à covid-19 em quatro países: além do Brasil, Zimbábue, Paquistão e Tunísia.
 
 
A série é parte dos esforços do ISP para mapear como a covid-19 impactou a vida dos profissionais de saúde nesses países. O resultado final desse esforço é uma pesquisa, à qual o Congresso em Foco teve acesso que dimensiona esse impacto. De acordo com a pesquisa, entre março de 2020 e dezembro de 2021, morreram no Brasil mais de 4,5 mil profissionais da saúde pública e privada. Oito a cada dez entre os que morreram salvando vidas na pandemia eram mulheres. O levantamento, que cruza diversas fontes oficiais, foi feito especialmente para  ISP pelo estúdio de inteligência de dados Lagom Data.
 
Fonte: Congresso em Foco



logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.