UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Escolaridade e maior renda das famílias adiam ingresso no mercado


13/01/2014

A expansão da renda das famílias e o aumento da escolaridade dos brasileiros até 24 anos estão entre as principais hipóteses para a menor participação dos jovens na força de trabalho no país, apontam especialistas. O fenômeno tem sido um dos destaques de um mercado de trabalho que continua a exibir desempenho recorde, apesar do baixo crescimento da economia.

 

Os dados do IBGE mostram que a não entrada do mercado de trabalho dos jovens têm a ver com a evolução da escolaridade. É o aumento da qualificação afirma o professor da Unicamp Cláudio Dedecca.

 

Para Alexandre Loloian, coordenador de análise da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) pela Fundação Seade, o aumento do rendimento ajuda a explicar essa postergação da entrada no mercado de trabalho:

 

Essa zona de conforto permite que os jovens não sejam obrigados a ir para o mercado de trabalho, já que a renda está sendo suficiente. Com isso, podem ficar estudando.

 

Um aspecto destacado por Lúcia Garcia, responsável pela mesma pesquisa pelo Dieese, é que o adiamento da entrada dos jovens na força de trabalho se dá principalmente na faixa etária entre 16 e 18 anos.

 

É o adolescente que mais adia a entrada no mercado de trabalho e pode estudar mais.

 

Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista do Ibre/FGV, destaca que o aumento do nível de escolaridade contribui para o bem-estar dos trabalhadores, embora lembre que isso de alguma forma pressiona a oferta de mão de obra e seu custo para os empresários.

 

A escolaridade é fator determinante para o aumento da renda do trabalhador. A renda média em 2013 (até novembro) de quem tinha entre oito e dez anos de estudo foi de R$ 1.147, menos da metade dos R$ 2.381 daqueles com 11 ou mais anos de estudo, ou seja, já com ensino superior. A diferença de renda é um incentivo para o jovem continuar os estudos e ingressar em melhores condições no mercado de trabalho.

 

Fonte: O Globo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.