Roda de Saberes ratifica atuação da UGT e dos Sindicato dos Comerciários de SP no mês de prevenção ao Suicídio

16/09/2022

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de SP promoveram, na manha desta sexta-feira (16), A Roda de Saberes, um evento em alusão a campanha Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio.

O evento buscou se apresentar como um movimento de acolhimento, fazendo o papel de debater pontos críticos dos mais diversos assuntos contemporâneos.

Idealizado por Cleonice Caetano (Cleo), secretária de Saúde e Segurança do Trabalho da UGT e diretora de Assistência Social e Previdência do Sindicato dos Comerciários, o evento contou com a participação de Regina Padilha, escritora e engenheira civil com especialização em saúde e segurança do trabalho e de representantes do Sintetel e do Siemaco-SP.

Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários esteve na abertura do evento saudando a presença de todos e ressaltando a importância da prevenção as doenças psíquicas que podem levar o suicídio.

“Este é mais um projeto do Sindicato que tende a ter sucesso porque toda a diretoria está empenhada e a presença de todos vocês fortalece”, disse Cleo.

O momento artístico e cultural ficou por conta do violinista André Moreno, que é artista de rua e que em seu repertório interpretou músicas clássicas e contemporâneas.

Setembro Amarelo

Com o objetivo de conscientizar a população de que falar é a melhor solução, o Setembro Amarelo é um movimento mundial que objetiva debater sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio.