Prevenção ao suicídio marca a campanha “Setembro amarelo” na FECEP

16/09/2022

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) dedica o mês de Setembro à prevenção ao suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental. Hoje, a campanha envolve diferentes esferas da sociedade e se tornou um importante movimento coletivo para promover a saúde mental e dar suporte para quem precisa.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, resultando em mais de 1 milhão de suicídios por ano em todo o planeta. Só no Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios anuais e os números só têm aumentado nos últimos anos.

O dia 10 de setembro foi escolhido em 2003, pela OMS, como uma data para chamar a atenção para a questão do suicídio. Mas o movimento já vinha sendo disseminado desde 1994, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio nos Estados Unidos da América. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Então, no dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em conseqüência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

A campanha chama a atenção a um olhar mais cuidadoso para a vida do outro, enxergando suas dificuldades, problemas e conflitos. Assim, aqueles que estão em risco encontram apoio, os demais descobrem como lidar com essa problemática e evitar os fins trágicos que os abalos da saúde mental podem provocar. E preocupada em disseminar a conscientização sobre a importância de desabafar os problemas que afetam a mente com amigos, familiares e profissionais da saúde a FECEP promove a Campanha “Setembro Amarelo” e convida a todos a compartilharem mensagens de preocupação ao próximo. Participe conosco, divulgue esta campanha e nos ajude a salvar vidas!

Fonte e imagem: Comunicação Fecep