UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Saúde promove plenária Dirigentes Sindicais e Trabalhadores


04/09/2013

A Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo realizou o 15º Encontro de Dirigentes Sindicais e Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, entre os dias 29 e 31 de agosto na Colônia de Férias Firmo de Souza Godinho, em Praia Grande.

 

O evento reuniu mais de 300 pessoas entre dirigentes e trabalhadores da saúde estiveram presentes para dar início aos debates acerca do tema sobre a influência das filantrópicas para a qualidade em saúde no Brasil.

 

Vários especialistas estiveram presentes para falar sobre um problema que assola a saúde do povo brasileiro: a crise das Santas Casas e demais instituições filantrópicas brasileiras. Concordam que a saúde é um direito do ser humano e o governo tem que buscar alternativas urgentes para cuidar da saúde da população e salvar as Santas Casas. “Mas de nada adianta esquecer as dívidas das Santas Casas se não investir nos profissionais de saúde, para que eles tenham condições de atender à demanda com mais qualidade”, diz o médico, especialista em saúde pública, Gilson de Carvalho, destacando que o setor precisa é de mais recursos.

 

O deputado estadual, Marco Aurélio Ubiali, que é da mesma opinião do especialista em saúde pública, destaca que para salvar as Santas Casas e devolver o direito à saúde para o povo brasileiro depende de todos. “A população tem que se unir e defender o direito à saúde, que é constitucional; só com união e luta é que conseguiremos salvar a saúde”, diz.

 

Outro especialista em filantropia, José Américo Borges, assessor de qualidade e relações institucionais, da Federação das santas Casas e Hospitais Beneficentes do estado de São Paulo (Fehosp), diz que a situação das Santas Casas é dramática e tem que se tomar medidas urgentes para não acabar fechando. Segundo ele, no Estado de São Paulo, ultimamente são cinco estabelecimentos fechados.

 

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)  e Canindé Pegado, secretário da UGT, também presentes na abertura do 15º Encontro, falaram sobre a situação das filantrópicas e afirmaram acreditar que o esforço para salvar a saúde é luta constante do povo brasileiro e das centrais sindicais. Os dois destacaram que a UGT vai continuar lutando para garantir saúde e vai cobrar que o governo crie alternativas para salvar as filantrópicas e atender os clamores da população para a melhoria da saúde, sem esquecer a importância de valorizar seus profissionais.

 

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira, este encontro é a oportunidade dos dirigentes sindicais se aprofundarem num assunto de interesse da categoria e contribuir para encontrar soluções para salvar a saúde. “Sem uma boa política de saúde e investimentos adequados não teremos saúde de qualidade.” Esta é uma oportunidade de nos unir para encontrar este caminho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.