UNICOM realiza reunião no Paraná

31/08/2022

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná sediou, em 23 de agosto, encontro que reuniu secretários e representantes do Conselho Diretivo Confederal (CDC) da Confederação dos Comerciários do Mercosul (Unicom).

O encontro que teve como objetivo tratar de assuntos pertinentes ao planejamento estratégico dos trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer de 2022 e 2023, contou com a participação de representantes do SENTRACOS - Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços.

Representando o Brasil participaram da reunião o Secretário Geral Adjunto da UGT nacional e da UNICOM Avelino Garcia Filho, Edson Ramos, secretário Geral do Sindicato dos Comerciários de SP, Maria Graça Silva Reis, a Secretária de Gênero, Waldemar Schulz Júnior, (Mazinho), presidente da UGT-SC, Julio Atanasio Gevaerd, presidente Sindicato dos Empregados no Comércio de Brusque, Roberto Siedschlag, Tesoureiro do Sindicato dos Comerciários de Joinville e Região, Sérgio Marino Ribeiro Neves, tesoureiro do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) .

Também estiveram presentes no evento representantes da UNICOM, o Presidente Héctor Vadez Labra (Chile), o Secretário Geral Rubén Cortina (Argentina), que também é Secretário de Assuntos Internacionais da Federação Argentina dos Empregados no Comércio e Serviços (FAECYS), o Secretário de Comunicação Social Carlos Baiz (Uruguai) e o Secretário de Estatísticas e Observatório Miguel Santellan (Argentina).

Leocides Fornazza, (Leo) Presidente da FECEP e também Secretário de Estratégias do Mercosul da UNICOM, anfitrião do evento, recepcionou a todos e deu prosseguimento na abertura com um discurso pautado no compromisso de lutar pelos trabalhadores, utilizando de importantes ferramentas de planejamento e de organização para alcançarem os objetivos traçados. “Reunidos hoje aqui na sede da FECEP, sabemos da responsabilidade que carregamos de sermos construtores de um futuro com mais oportunidades de acesso ao emprego de renda justa, com segurança no trabalho, com proteção social para as famílias e com melhores perspectivas de desenvolvimento pessoal e social. Por isso, trabalhamos incansavelmente no desenvolvimento estratégico e organizacional diante das relações de trabalho em nossos países”, declarou.

Rubén Cortina discursou sobre os desafios econômicos e sociais que os países do Mercosul estão enfrentando e as estratégias para promover a transformação do cenário atual. “A nossa visão de futuro envolve não somente uma sociedade com oportunidades de emprego, mas que tenha liberdade de expressão e de participação trabalhista, com reconhecimento dos direitos fundamentais no trabalho, garantindo a extinção da discriminação e do assédio e proporcionando um nível de proteção social e econômica para os trabalhadores e para suas famílias”.

O encontro também contou com a participação do Diretor Tesoureiro da FECEP Paulo Roberto Morais e de representantes do Conselho Diretivo Confederal no Estado do Paraná: Juceli Pacífico Rafagnin; João Maria Luiz Carneiro; Jozé Carlos Neves da Silva, também Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Foz do Iguaçu, entidade sindical filiada à FECEP e Marisa de Fátima Chemeres de Lima, Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava e Presidente em exercício da União Geral dos Trabalhadores no Paraná, totalizando dezessete conselheiros brasileiros.