Negociações salariais de alimentação escolar se encerram com vitórias para trabalhadores

22/08/2022

As tratativas salariais 2022-2023 do setor de alimentação escolar foram concluídas no dia 18 de agosto, na terceira rodada. O encontro aconteceu na sede do SindiNutri-SP, juntamente com o representante sindical dos empregadores, que é o SINDIMERENDA.

A negociação contou, tal como no ano passado, com uma aliança entre sindicatos de trabalhadores que seguem afinados a fim de garantir as melhores condições. São eles: SindiNutri-SP (representando Nutricionistas paulistas); SINTERCOJ (representando merendeiros de Jundiaí e região), SINTERC N/O (representando merendeiros da região Norte e Oeste) e SINTERCUB (representando merendeiros de Cubatão e região). Todos estão reunidos em torno da confederação do setor laboral, a CONTERC.

Entre as conquistas que irão constar da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023, estão:

- Reajuste no piso salarial de 9%, que passou a R$ 2.929,46 – 1º. piso;

- Reajuste no piso salarial de 9%, que passou a R$ 3.490,96 – 2º. piso;

- O vale compras passou para R$ 180,07 e não pode ser em produtos;

- Desconto da refeição manteve 1%, mas passou a ser sobre o piso da categoria preponderante;

- O vale refeição passou para R$ 15,00 por dia trabalhado;

- A assistência médica foi mantida;

- Conquista do Benefício Social LIFE CARD ASSIST e foram mantidas todas as Cláusulas da CCT e a data base do Segmento.

A avaliação do grupo de sindicatos de trabalhadores foi que “com o retorno das aulas e o fornecimento das refeições nas escolas, o setor, que muito sofreu com a pandemia, começou um processo de recuperação e hoje o resultado das negociações mostra que o capital precisa da força do trabalho para voltar aos trilhos”.

Fonte e Foto: Sindinutri/SP