16/08/2022
Queixas foram contra serviços de telefonia, internet e TV
Relatório divulgado esta semana pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) mostra que durante o primeiro semestre de 2022, foram
registradas um total de 951,3 mil reclamações contra prestadoras de serviços de
banda larga fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa.
De acordo com a Anatel, o número de queixas apresentadas
junto ao serviço de atendimento ao consumidor representa um volume 6,5% menor
do que o registrado no segundo semestre de 2021. Segundo a agência, o Índice de
Reclamações (IR), que é calculado a partir do número de reclamações mensais das
prestadoras por mil acessos caiu de 0,55 para 0,51 entre o segundo semestre de
2021 em relação ao primeiro semestre de 2022.
“O resultado do primeiro semestre desse ano retoma a
tendência de queda nas reclamações desde o recorde de 4 milhões de queixas
registradas em 2015. A redução foi interrompida nos dois primeiros anos da
pandemia de covid-19”, informou a agência.
O serviço que registrou maior número de reclamações foi
referente ao celular pós-pago, com 360.068 queixas e com IR de 0,59. Em segundo
lugar está o serviço de banda larga fixa, com 240.098 reclamações e IR em 0,81.
O serviço de celular pré-pago foi o terceiro maior alvo de
reclamações, com 143.739 queixas e um IR de 0,20; seguido do serviço de
telefonia fixa (135.271 reclamações e IR em 0,85) e da TV por assinatura
(65.887 reclamações e IR em 0,72).
As reclamações contra as prestadoras desses serviços podem
ser feitas de forma online, no site da Anatel, onde há uma área específica para
isso, com um passo a passo que ajuda o consumidor a fazer a reclamação.
Fonte e Foto: Agência Brasil
UGT - União Geral dos Trabalhadores