Descarte dos resíduos sólidos é tema do #quarto dia do Intercâmbio com os Indonésios

04/07/2013

A sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu, mais uma vez, a Central Sindical da Indonésia (KSBSI) e a Confederação de Sindicatos Cristãos da Bélgica (CSC), dando continuidade ao intercâmbio organizado pela Secretaria de Relações Internacionais da UGT.

Mônica da Costa Mata Roma, adjunta da Secretaria de Relações Internacionais da UGT, ressalta que ao longo destes dias o grupo está cada vez mais entrosado e, que este intercâmbio tem mostrado resultados bastante favoráveis para todos os envolvidos. Assim, esperamos que as experiências aqui compartilhadas possam ser bem absorvidas e adaptadas às necessidades e realidades de cada sociedade", enfatiza.

Na manhã deste quarto dia, Eduardo Ferreira de Paula, do Movimento Nacional de Catadores de materiais recicláveis, contou a história do nascimento da primeira cooperativa de materiais recicláveis do país, a Coopamare, e dividiu com os estrangeiros as muitas experiências que a população de rua e os catadores vivenciaram ao longo dos últimos anos.

Nina Orlow, consultora da Rede Nossa São Paulo, falou sobre os diversos problemas causados pelos descartes inadequados dos resíduos sólidos e líquidos e apresentou a Rede que tem como objetivo construir forças políticas, sociais e econômicas buscando a melhor qualidade de vida para a população da cidade.

Ana Soraya Sechin, assistente de gestão de políticas públicas da prefeitura de São Paulo, falou sobre a preparação da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente, que será realizado entre 30 de agosto e 1o. de setembro deste ano, no Anhembi/SP.

Anderson Lopes Miranda, do Movimento Nacional da População de Rua e representante do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, contou sobre sua trajetória pessoal que sempre esteve ligada às questões sociais e de resgates sociais e ambientais. E, falou ainda, sobre as ações que o Sindicato dentro de sua própria estrutura e no diálogo com os demais públicos.

Durante a tarde, o grupo saiu para visitar a Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (Coopamare), na zona oeste de São Paulo, para conhecerem de perto o espaço que recebe, separa e encaminha os resíduos sólidos para a reutilização e reaproveitamento.

O painel de amanhã, sexta-feira (04), será "As perspectivas de continuidade do intercâmbio entre a Central do Brasil (UGT) da Indonésia (KSBSI)".

Por Giselle Corrêa, da redação da UGT"