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Dia 4 de julho se comemora o dia do profissional de telemarketing


01/07/2013

01/07/2013
04 de julho é uma data especial para milhares de pessoas que trabalham falando ao telefone com pessoas em todo o Brasil.
Nessa data comemora-se o Dia do Operador de Telemarketing, profissional que atua principalmente em SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente). A data foi instituída no ano 2000, através da aprovação de um projeto de lei do então deputado Nivaldo Santana, do PCdoB de São Paulo.
Nesse segmento que vai além dos SACs, os Trabalhadores e Trabalhadoras atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados seja de atendimento bancário a pesquisas, fazem serviços de cobrança, filantropia e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, para captar, reter ou recuperar clientes, envolvendo as Centrais de Atendimento (Call centers, Contact Centers, Help Desks, Central de Telemarketing e outras denominações similares).
De acordo com o site canalexecutivo, com o crescimento registrado acima do PIB nacional os últimos 4 anos, o setor de contact center paulista estima um faturamento de R$ 8.1 bilhões para 2013, cifra cerca de 9% superior em relação ao ano passado, quando totalizou R$ 7,5 bilhões. O setor é hoje o que mais contrata, sendo que de cada quatro vagas geradas pela iniciativa privada, uma delas é ocupada por agentes de atendimento.
Em 2012, o Sintelmark (Sindicato das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos) levantou um valor médio de faturamento por PA de R$ 45,38 mil, ante R$ 42,78 mil em 2011, uma vez que cada posição de atendimento comporta até 3 operadores. Ao todo, o estado de São Paulo somou, até dezembro de 2012, mais de 350 mil funcionários, 10% a mais que em 2011, quando somou 324 mil funcionários.
Em análise do perfil do operador de contact center atuante no estado de São Paulo em 2012, o Sintelmark constatou que dois em cada dez destes profissionais cursam ensino superior, ou seja, 71% deles têm ensino médio completo, 19% superior incompleto e 10% já concluíram a faculdade.

• 55% têm idade entre 18 e 25 anos;
• 45% estão no primeiro emprego;
• 69% dos trabalhadores desta atividade são do sexo feminino.
Verificou-se também que a maioria destes operadores atua nas seguintes áreas do contact center:
• 45% com SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente;
• 22% com Televendas

• 23% com Recuperação de Crédito;
• 10% em outras atividades.


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