Sindicato dos Bancários de Goiás protesta, contra medidas antisindicais no HSBC

24/06/2013

O Sindicato dos Bancários no Estado de Goiás, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realiza protesto nas agências do HSBC nesta terça-feira, 25, contra as medidas antisindicais e antiéticas cometidos pela instituição financeira. A mobilização faz parte do Dia Continental de Luta dos Empregados do HSBC, onde os trabalhadores cobram por melhores condições de trabalho, respeito e valorização profissional.

Apesar de obter lucro líquido de R$ 1,225 Bi em 2012, um crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior, a instituição financeira continua de forma desrespeitosa não valorizando seus funcionários, que são obrigados a atingir metas abusivas para que o banco alcance estes números crescentes. Além disso, os empregados sofrem com a sobrecarga de serviços e muitas filas pelo déficit de funcionários.

A empresa, que possui 886 agências e cerca de 4.500 funcionários no Brasil, somente no ano passado eliminou 1.836 postos de trabalho. Os problemas do banco não se restringem apenas ao Brasil. A falta de ética e desrespeito com seus colaboradores também acontecem em outros países da América Latina.

Com tudo isso, trabalhadores do HSBC de vários países estão mobilizado neste dia luta exigindo mais respeito para os trabalhadores e seus direitos, respeito as leis dos países onde o banco atua, respeito ao direito internacional, mais empregos e melhores condições de trabalho, sem terceirização ou substituição de trabalhadores e fim das práticas anti-sindicais.