UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Em 2 de outubro, trabalhadores poderão colocar fim à exploração da mão de obra, convoca líder ugetista


10/08/2022

Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Tupã e da UGT-SP, Amauri Mortágua, em 2 de outubro os brasileiros irão decidir se mudam ou mantêm um modelo econômico que explora e retira diretos dos trabalhadores. A declaração foi feita no evento “Sindicato futuro e o futuro do sindicato”, sábado (6/agosto), em Avaré (SP), realizado pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), da qual Mortágua é primeiro-secretário.

 

O sindicalista falou para uma plateia de aproximadamente 500 trabalhadores ligados ao comércio, um dos primeiros setores a sentir a robotização e automação do mercado de trabalho. Foi destacado o crescente desemprego provocado pelo avanço das lojas virtuais, das entregas por drones e do autoatendimento em estabelecimentos varejistas. Ele ressaltou que na Inglaterra, Alemanha e Holanda já há medidas governamentais para conter o desemprego provocado pelos avanços da tecnologia.

 

Não bastasse a competição com a tecnologia, os trabalhadores em geral e, principalmente os comerciários, vêm sofrendo os impactos do capitalismo exploratório e especulador (neoliberalismo), a demonização dos sindicatos de trabalhadores e a destruição da bancada comprometida com a população assalariada. Segundo ele, na legislatura passada eram 111 deputados federais comprometidos com os trabalhadores e hoje são apenas oito. Entre os oito, está Luiz Carlos Motta (PL-SP), presidente licenciado da Fecomerciários.

 

Mortágua lembrou que a robotização, a escalada neoliberal e a demonização dos sindicatos não ocorrem apenas no Brasil. Sobre as perseguições às entidades de defesa dos trabalhadores, ele destacou a reação do Papa Francisco: “Não existe uma boa sociedade, sem um bom sindicato”. Durante sua fala, o secretário-geral da Fecomerciários exibiu alguns slides e um deles continha a frase: “Para Sua Santidade, é necessário estabelecer juma nova ordem mundial em que os interesses da sociedade se coloquem à frente do interesse do capital”.

 

Para ressaltar a importância das eleições de 2 de outubro, Mortágua citou os Estados Unidos. Donald Trump perseguiu os sindicatos, e os norte-americanos elegeram Joe Biden, que defende liberdade sindical. Ele também citou o governo progressista da Espanha, que decidiu revisar a reforma trabalhista que havia acabado com direitos dos espanhóis. “Então, dia 2 de outubro, vocês vão fazer essa escolha. Manter esse modelo econômico exploratório e especulador ou muda-lo. Isso tem que ser decidido agora”, afirmou o palestrante. Em 2 de outubro serão eleitos presidente da República, governador de Estado, senador (um por Estado) e deputados (federais e estaduais).

 

Também palestraram no evento de Avaré a presidente do Sindicato dos Comerciários de Rio Preto, Márcia Caldas (A força da mulher em nossa sociedade), e o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itu, Luciano Alves (Sindicato forte e representativo). O evento foi realizado no Centro de Lazer dos Comerciários, em Avaré, com a participação de trabalhadores do comércio de todo o Estado.

 

Fonte e Foto: UGT-SP




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.