Após pressão do Sincomerciários, projeto que autoriza trabalho no Natal e Ano Novo em Sorocaba sai da pauta

10/08/2022

Foram mais de três horas de sessão na Câmara Municipal

Na terça-feira (9) os dirigentes sindicais e comerciários de Sorocaba estiveram na sessão ordinária da Câmara Municipal para protestar contra o Projeto de Lei Nº 46/2022 de autoria do vereador Rodrigo do Treviso.

O PL é uma afronta ao direito do trabalhador comerciário, pois autoriza o funcionamento do comércio na cidade no Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de Janeiro), tirando assim a folga do comerciário, direito que é garantido em Convenção Coletiva de Trabalho.

Após mais de três horas de sessão na Câmara e muita articulação dos diretores do Sindicato junto aos vereadores da Casa de Leis, contando com a importante intervenção da vereadora Iara Bernardi e apoio dos vereadores Fausto Peres, Francisco França, Fernanda Garcia, entre outros, o projeto foi tirado da pauta de discussões.

“Isso mostra claramente a força e a representatividade do nosso Sindicato na defesa da categoria comerciária. Nosso papel é defender os direitos e fazer com que nossas conquistas sejam respeitadas”, afirma o presidente Milton Matias, o Zico.

O PL recebeu emendas e saiu da pauta e, após análise das comissões da Câmara Municipal, pode ser colocado novamente em discussão em sessões seguintes. Ficou definido que haverá uma reunião entre o Sincomerciários e o vereador autor do projeto para ampliar o debate sobre a legislação vigente e o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho.

“Convocamos os comerciários para ficarem atentos aos nossos canais de comunicação e opinarem sobre esse tema para que a voz da categoria seja ouvida através de nosso Sindicato, que é o legítimo representante de mais de 20 mil comerciários na cidade de Sorocaba”, finaliza o presidente da entidade.

Fonte e Foto: Fecomerciários