UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT recebe ministro Manoel Dias e defende valorização do Ministério do Trabalho


26/03/2013

25/03/2013

A União Geral dos Trabalhadores recebeu na noite de segunda-feira, dia 25, o ministro Manoel Dias e defendeu o fortalecimento do Ministério do Trabalho Emprego, que para a central deve atuar como protagonista das decisões econômicas do país que afetam toda a classe trabalhadora.

A UGT foi a primeira central sindical a ser visitada pelo novo ministro do Trabalho que assumiu o cargo há dez dias, em substituição a Brizola Neto, que volta para a Câmara dos Deputados. Manoel Dias foi recebido pelo presidente Nacional da UGT, Ricardo Patah e por diversos dirigentes da central, que reiteraram o apoio ao ministro. Para o presidente Ricardo Patah, o Ministério do Trabalho precisa voltar a ser protagonista nas tomadas de decisões governamentais que envolvam direta ou indiretamente os trabalhadores. E esse fortalecimento, passa pelo desenvolvimento de ações conjuntas com as centrais sindicais. Nós da UGT temos propostas e queremos compartilhá-las, discuti-las , viabiliza-las e se possível implementa-las", afirmou Patah.

Combate a precarização, ampliação da participação nos Conselhos Governamentais, investimento na qualificação profissional, valorização dos servidores públicos, entre outras questões que envolvem o universo do trabalho, foram apresentadas pelos sindicalistas da UGT que participaram do encontro.

Demonstrando estar bastante à vontade, o ministro Manoel Dias, fez questão de agradecer ao apoio dado pela UGT à sua indicação para ocupar o cargo. "Essa é a primeira central que visito oficialmente como ministro e agradeço o apoio recebido. Para que o ministério venha a ser protagonista, é preciso que as centrais e os sindicatos atuem como nossos parceiros, para que desta forma o MTE possa recuperar seu prestígio."

Definindo-se como um homem de partido, Dias mencionou a importância da organização das instâncias partidárias. "Temos que fortalecer os partidos para assegurar o aperfeiçoamento do processo democrático" .

O ministro também destacou a necessidade de se investir na capacitação profissional . "O país que não dominar as novas tecnologias, não investir na educação e no conhecimento, certamente ficará para trás" argumentou. Dias também falou do projeto de ampliação do microcrédito para jovens empreendedores, como forma de geração de novos empregos e renda. Quanto ao serviço público, Dias destacou a necessidade de se criar estímulos para o seu desenvolvimento profissional.

Violência contra a mulher

O ministro também aderiu no encontro à campanha pelo fim da violência doméstica, " Homem de verdade não bate em Mulher". Desenvolvida pelo Banco Mundial em parceria com a ONU, a ação conta com o engajamento da UGT - Mulher, que vem divulgando a campanha através das redes sociais.

Joacir Gonçalves - UGT / Fotos: FH Mendes"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.