Simpratec lidera músicos na luta pelos direitos autorias

30/01/2013

Combater a nebulosidade do ECAD e exigir transparência nos critérios de pagamento dos direitos autorais foi a tônica da reunião entre músicos e compositores com os dirigentes do Simpratec- Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo - realizada na terça-feira, dia 29, na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT.

Atualmente se perde muito do direito autoral por causa do desconhecimento. É preciso entender que os músicos são trabalhadores intelectuais, e não estamos pedindo esmolas e nem favor, apenas exigindo nossos direitos", afirmou o presidente do Simpratec, Mário Henrique de Oliveira.

Ele também destacou o apoio da UGT, "que foi a única central que abriu as suas portas para o mundo da cultura", afirmou.

O ECAD - Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais - é o organismo responsável pela arrecadação e pelo pagamento desses direitos. Recentemente o órgão foi alvo de uma CPI no Congresso Nacional, porém os resultados da apuração realizada pela comissão, ainda não foram colocados em prática.

Os músicos e compositores que participaram do encontro apontaram a falta de conhecimento sobre as normas de distribuição dos recursos, com um dos principais problemas que eles enfrentam. Um próximo encontro, com uma participação mais abrangente está previsto para o final de fevereiro.

Joacir Gonçalves, da Redação da UGT"