PEC 11 é aprovada na Câmara dos Deputados

14/07/2022

Na noite desta quarta-feira (12/07), a PEC 11 foi aprovada e promulgada no Plenário da Câmara dos Deputados. O objetivo da proposta é garantir a segurança jurídica ao Projeto de Lei n° 2564, ou seja, viabilizando as fontes de custeios do piso salarial da enfermagem.

Agora o PL passará pelo presidente, que terá 15 dias para sancionar o projeto.

O PL 2564 prevê piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros, R$ 3.325 para os técnicos em enfermagem e R$ 2.375 para os auxiliares e parteiras.O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) esteve acompanhando todos os passos da tramitação do PL e da PEC 11 desde o princípio.

“A nossa luta pela aprovação do PL 2564 vem de muito tempo. Desde a criação das marchas da enfermagem que mobilizaram profissionais do país inteiro até as viagens que fizemos para outros estados, onde conversamos com parlamentares para mostrar a necessidade desse piso a nossa categoria”, destacou o diretor do Sindate, Newton Batista.

Para a diretora, Josy Jacob, a aprovação da PEC é um passo muito importante para a valorização da enfermagem brasileira, e destaca que: “a enfermagem merecia esse reconhecimento. E o Sindate vai continuar na luta até que o PL seja sancionado presidente”.

Fonte e Foto: Sindate/DF - Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal