UGT-BA participa da 34ª Reunião Plenária da Executiva Nacional

12/07/2022

Marcelo Carvalho, presidente da União Geral dos Trabalhadores no estado da Bahia (UGT-BA) participou, na manhã desta terça-feira (12), da 34ª Reunião Plenária da Executiva Nacional.

Adrião Barbosa, presidente do Sicomerciário Alagoinhas e Região também participou do evento, realizado na cidade de São Paulo, de forma hibrida, que reuniu dirigentes ugetistas de todos os estados da federação e do Distrito Federal.

Em sua fala, Marcelo enfatizou que é preciso haver, nas bases sindicais, uma orientação sobre a responsabilidade e o comportamento eleitoral do movimento sindical. “esta maneira a organização da classe trabalhadora assume um protagonismo político no estado da Bahia ao colocar a marca da nossa central sindical como uma entidade também política“.

Marcelo também ressaltou que o pluralismo político, uma das marcas que fizeram com que a UGT crescesse, precisa ser revisto. “Acho que chegou ao limite essa relação de pluripartidarismo inserido no seio de uma central sindical, pois é preciso que o direcionamento político partir da UGT nacional para os estados, pois não dá para fazer a defesa dos trabalhadores com figuras ligadas a partidos de apoio ao atual governo federal, que nada acrescentam as lutas em prol das classes trabalhadoras”.

“Se a pessoa quer apoiar a extrema direita está no lugar errado, esse discurso está no lugar errado”, concluiu Marcelo.