Comerciários de SP participam da 5ª Conferência Regional da UNI Global Américas

01/07/2022

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por meio de diretores e diretoras da entidade participou, entre os dias 29 e 30 de junho, em Fortaleza, Ceará, da 5ª Conferência Regional da UNI Global Américas.

O evento, que teve como tema “Vamos defender nossos direitos e construir nosso futuro”, reuniu 600 líderes sindicais, representando 24 países e 124 organizações sindicais debateu as ações sindicais, o atual cenário do mercado de trabalho global e os desafios enfrentados pelos (as) trabalhadores (as) diante do advento tecnológico e as constantes mudanças no mercado de trabalho global.

Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários e da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou da abertura do evento, ressaltando que a categoria comerciária é uma das que mais são afetadas pelas novas tecnologias, já que com o fortalecimento do e-commerce, vem surgindo o fenômeno do fechamento das lojas físicas, mas não adianta se opor é preciso repensar e reestruturar as ações do sindicato para representar e atender essa nova demanda do mercado.

“Recentemente, o Sindicato dos Comerciários de SP realizou um evento para debater o e-commerce, pois é fato que a sua ampliação, potencializada pala pandemia de Covid-19, está promovendo um efeito de fechamento das lojas física. Esse fenômeno, nos Estados Unidos, por exemplo, está culminando com o fechamento de shoppings centers e grandes conglomerados comerciais que estão virando hospitais, condomínios ou faculdades”, disse Ricardo.

Rosilania Correia Lima, diretora do Sindicato salientou que a maior preocupação é em relação a promoção de trabalho decente nas plataformas digitais. “Em 2018, no Brasil exista cerca de cinco milhões de trabalhadores em plataformas digitais, depois da pandemia estamos com aproximadamente 18 milhões de pessoas nessa modalidade de serviço que é uma informalidade, pois não existe carteira de trabalho ou garantia para esses profissionais que não têm os mesmos direitos dos funcionários de lojas físicas”.

Participaram do evento os diretores Maria das Graças da Silva Reis, Luiz Hamilton, Isabel Kausz dos Reis, Cremilda Bastos Cravo e Josimar Andrade de Assis.