Funcionários da EBC cancelam paralisação após reajuste salarial

13/12/2012

A direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conseguiu acertar com seus funcionários os reajustes e benefícios para o ano de 2013. O acordo foi concretizado em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 12, na sede da estatal, em Brasília. Com as negociações encerradas, a paralisação de parte dos colaboradores, prevista para esta quinta, foi cancelada.

Com o acerto, ficou definido que o reajuste salarial dos empregados da EBC será de 5,45%. O aumento do ticket refeição será de 12%. Na assembleia, também ficou definido que outros dois benefícios terão crescimento nos valores a serem repassados aos funcionários: ampliação em 20% do valor do auxílio-pessoas com deficiência e acréscimo de 40% para 60% nos cargos de coordenação por concursados.

Presente na assembleia que definiu o acordo, o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Jonas Valente, vê os valores abaixo do ideal. Ele conta que não faltaram esforços por parte da entidade e dos colaboradores da EBC, mas que um acerto melhor esbarrou na política do governo federal de reduzir gastos, principalmente na área de comunicação. Está longe de ser o ideal", diz.

O sindicalista, no entanto, avalia que as negociações foram encerradas com pontos positivos sendo aprovados, casos do aumento no vale refeição e o acerto para colaboradores serem preparados para assumirem cargos de chefia - como de coordenadores, conforme previsto. "Conseguimos combater alguns retrocessos. Tivemos o aumento real no ticket, queríamos esse aumento no salário, mas já é um avanço".

Valente ainda afirma que se o acordo não fosse definido, a paralisação programada para ocorrer nesta quinta seria mantida. Ele relata que a ameaça de greve foi fator determinante para os representantes da EBC manterem as conversas em aberto e, consequentemente, definir os reajustes. "A mobilização por parte dos funcionários foi plausível. Essa participação, que contou até com concursados recentemente, foi muito importante".

Fonte: Agência Brasil"