Minuta de reivindicações é aprovada na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, confira

13/06/2022

Ontem (12) ocorreu o encerramento da 24ª Conferência Nacional dos Bancários e representantes da categoria bancária de todo o país aprovaram o plano de lutas e a minuta de reivindicações que será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para começar as negociações da Campanha Nacional 2022.

Os temas aprovados foram definidos a partir de debates nas bases em todo o país e tiveram como fundamento a Consulta Nacional que foi disponibilizada para que a categoria pontuasse suas prioridades e contou com mais de 35 mil participações. A consulta mostrou a necessidade da luta para a construção de um Brasil sem fome, com igualdade social, mais empregos, salário justo, melhorias na saúde e educação, a valorização dos bancos públicos, entre outros.

Dados da Consulta Nacional aos Bancários apontam que 84,3% da categoria acha muito importante eleger, nas eleições deste ano, candidatos à Presidência e ao Congresso Nacional, comprometidos com as pautas dos trabalhadores. Outros 12,2% classificam como importante.

A minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 foi aprovada por 99,1% dos delegados da conferência.

Entre os pontos que foram votados separadamente, foi aprovada a reivindicação de aumento real de 5% de nos salários e demais cláusulas econômicas (INPC + 5%) e aumento maior para os vales refeição e alimentação.

A minuta de reivindicações e as resoluções aprovadas pela 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro serão analisadas em assembleias realizadas por sindicatos dos bancários em todo o país hoje (13) e amanhã (14) e, após aprovada, será entregue à Fenaban no dia 15, quarta-feira.

Fonte e Foto: Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região