Kobra encerra exposição da Paulista lado de crianças da Brasilândia e de pessoas com deficiência intelectual

06/06/2022

Neste domingo, 05, dia em que a Avenida Paulista, polo financeiro da cidade, dá lugar a cultura, lazer e entretenimento familiar aconteceu o encerramento da exposição "Os 200 anos da independência e nós trabalhadores".

A exposição, está na oitava edição e é uma iniciativa da União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

O encerramento contou com a presença de Eduardo Kobra, muralista que assina os 30 painéis que ficaram expostos no canteiro central da Paulista.

Kobra, que percorreu é explicou todas as obras, teve a companhia de uma plateia muito especial de 170 crianças de Brasilândia e 50 pessoas atendidas pelo Instituto Olga Kos.

Kobra, que também é de periferia, da região do Campo Limpo, zona sul, falou para as crianças da dificuldade até chegar ontem chegou, mas ressaltou que o mais importante é se manter longe das más companhias, focar nos estudos e nunca deixar de acreditar nos seus sonhos.

Segundo Olga Kos, o instituto existe há 15 anos e atendem cerca de 3600 pessoas com e sem deficiência intelectual, desde que comprovado o estado de vulnerabilidade.

O Instituto oferece oficinas de arte, fotografia, dança, música, teatro, entre outros.

Os (as) interessados devem entrar em contato com a entidade.

Para Sandra Santana, vereadora e parceira na realização da exposição, a realização de um trabalho como esse, em homenagem aos trabalhadores é muito gratificante, pois é a possibilidade de colaborar com a inclusão, levando a arte para as ruas. “Assim como no ano passado, os painéis das meninas ficaram expostos aqui para milhares de pessoas que circulam todos os dias pela Paulista, este ano o trabalho foi do Kobra com total acesso a todos que passaram por aqui e de forma gratuita”.

José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato ressaltou que por conta das suas origens, Kobra é uma inspiração para muitas daquelas crianças que estiveram ali, até porque muitas nunca haviam estado na Avenida Paulista.

"Este homem que saiu da periferia, construiu sua carreira e se transformou num dos maiores artistas desse país é inspiração para muita gente e que seja também para essas crianças que estão hoje aqui", conclui Gonzaga.