Dia Mundial do Meio Ambiente: reflexão e ação concreta pela preservação

05/06/2022

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, é um marco importante para se pensar, discutir e refletir sobre a atuação do homem no ecossistema, as mudanças climáticas, os avanços e os retrocessos que tivemos nesta área ao longo dos anos.

No Brasil, em especial, destacamos a falta de políticas públicos com foco na sustentabilidade e o afrouxamento de leis seguido de desmonte e estrangulamento de instituições de fiscalização culminando em ameaças política, redução de equipes e precarização.

Este esforço insano para enfraquecer a estrutura que o Brasil tem para enfrentar a devastação ambiental, que já era frágil e agora apresenta uma piora significativa, tem como resultado o aumento das infrações ambientais, desmatamento, invasão em terras indígenas, risco de confronto com resultado morte, garimpos e devastação.

Práticas que já deveriam ter sido abandonadas para a implantação de atividades que resultassem em economia sustentável, voltaram a ser vistas como normais por este governo que hoje comanda o país.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) repudia tudo o que o atual governo vem fazendo, principalmente quando o tema é meio ambiente, havendo a necessidade de mudança de foco para que possamos deixar um planeta melhor para as futuras gerações.