UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT apoia a luta dos Trabalhadores Europeus


09/11/2012

09/11/2012

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT, junto com sindicalistas de várias partes do mundo, participou da reunião do Conselho Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI) que aconteceu em Amã, na Jordânia, entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro.

O local da reunião foi escolhido para homenagear os progressos da Primavera Árabe" na luta pela democracia, mas o tema prevalecente foi o enfrentamento da crise econômica mundial, com apoio a greve geral convocada pelo sindicatos europeus para o dia 14 denominada " Não à Austeridade" e pelo Emprego e Solidariedade na Europa.

Para o presidente Ricardo Patah foi fundamental a participação da União Geral dos Trabalhadores na reunião do Conselho da CSI, tanto para levar as contribuições das lutas dos trabalhadores brasileiros quanto para ouvir as experiências sindicais do mundo inteiro.

Patah assegurou que o apoio aos trabalhadores europeus é importante não apenas como um ato de solidariedade internacional, mas, principalmente, porque só os trabalhadores têm a proposta de enfrentar o sistema financeiro e de impedir o alastramento da crise. "A luta dos trabalhadores europeus também é nossa, pois temos que alcançar o final da crise econômica para impedir que ela nos atinja ainda mais", ele disse.

Segundo a CSI o número de desempregados vai aumentar mais, superando o total atual de mais de 200 milhões de trabalhadores sem emprego. Desse número, 75 milhões são de jovens, muitos deles sem trabalhar e nem estudar.
A CSI condenou, especialmente, as medidas de austeridade implantadas na Europa que estão agravando a crise e trazendo a recessão.

Durante o encontro o presidente da UGT recebeu apoio da CSI para encaminhar um manifesto a Fifa pedindo para que seja revisto o horário que esta previsto para a realização dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. De acordo com Patah a realização dos jogos às 13hs trará grandes prejuízos aos trabalhadores e a economia do País, pois vai praticamente parar todas as atividades."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.