Centrais sindicais e DIEESE discutem rotatividade no mercado de trabalho

14/09/2012

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveu, na manhã desta sexta-feira (14), um encontro com representantes de cinco centrais sindicais para debater os principais pontos apresentados no estudo Rotatividade e Flexibilidade no Mercado de Trabalho", realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A pesquisa fez uma análise do cenário laboral que impulsiona o aumento ou a redução da rotatividade no mercado de trabalho.

Segundo Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE,conforme cresce a oferta de emprego no país, aumenta também a rotatividade da mão de obra e isso acontece não só por conta do empregador buscar melhor qualificação, mas também porque os trabalhadores estão à procura de oportunidades melhores e, desta forma, pedem para sair de suas empresas.

A construção civil e agricultura estão entre as atividades com maior índice de rotatividade do mercado de trabalho, contudo os estudos apontam que os (as) profissionais desses setores atuam em ações específicas, ou seja, com o fim de uma determinada obra ou colheita, esses trabalhadores são remanejados para outros locais, o que hoje é considerado perda de vinculo empregatício, mesmo que esse fenômeno não aconteça na prática.

Outro fator apontado por Clemente tem a ver com a desoneração tributária para micros e pequenas empresas, pois mesmo ainda não oficial, mas essa medida ocasionou numa falta de arrecadação para o Fundo deAmparo ao Trabalhador (FAT) estimada em 5 Bilhões.

Participaram do encontro representantes da CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e CGTB.

Por Fábio Ramalho - redação UGT"