UGT-RJ proporciona um dia de beleza e #expressão cultural à população duquecaxiense

27/07/2012

A agenda cultural promovida pela União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro (UGT-RJ) pela celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi motivo de grande satisfação para as cidadãs duquecaxienses que passaram pela Praça do Pacificador nesta quarta, 25. Tudo de bom", disse radiante a dona de casa Maria Rosa, 37, que, após a sessão de maquiagem, declarou desconhecer a data festiva.

Além dos shows da banda de percussão Guadalaxé e do Grupo só Damas, o evento teve como ponto alto a apresentação dos alunos do Colégio Estadual Guadalajara, integrantes do Núcleo de Cultura do Guadá. Crianças de 7 anos, na ginga da capoeira com os adultos
jovens, no hip hop e na dança afro
grafiteiros pintando lindos painéis
o timbre forte de voz das professoras que cantavam os ritmos afros, provocando a participação de todos que por ali passavam. Mais do que um evento de conscientização acerca da importância da celebração da data, da valorização e dignidade da mulher negra, o 25 de julho representou um momento de grande expressão cultural.

Presidente da UGT-RJ, Nilson Duarte Costa abriu o evento com um discurso político, chamando a atenção das autoridades para a necessidade de maior comprometimento com a valorização da cultura. "A UGT tem a preocupação com a cultura, com a cidadania, com o futuro do Brasil que está nas mãos dos nossos jovens, das nossas crianças", enfatizou ele, acrescentando, ainda, que será através da educação que o povo poderá melhor escolher seus governantes.

A LUTA DA MULHER NEGRA

"Temos que estar atentas", alertou a atual secretaria da mulher Clátia Regina Vieira. "Quantas de nós estamos desempregadas, morando nas ruas, sem escola, à margem dos direitos? Este jogo só pode mudar se nós discutirmos inclusão. O momento é este. Outubro é a hora de renovar a casa, de votar naqueles que têm compromisso não apenas com Duque de Caxias, mas que tenham compromisso com a luta da mulher negra".

Titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Duque de Caxias), a delegada Alrian Fernandes declarou que a Polícia Civil tem um olhar especial para a violência contra a mulher. Uma das personalidades homenageadas por sua atuação na área de direitos humanos, a policial recebeu o troféu das mãos do presidente Nilson, dizendo-se honrada e agradecida pelo respeito e reconhecimento ao seu trabalho.

Apresentada pela assessora da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT nacional, Cristina do Nascimento, na ocasião também homenageada pelas secretarias da Mulher e da Diversidade Humana, a programação do 25 de julho contemplou não apenas as mulheres com maquiagem gratuita e informações sobre a histórica luta das mulheres negras. Crianças e homens também participaram de atividades gratuitas como animação e pintura, cadastro na Central de Apoio ao Trabalhador (CAT), verificação de pressão arterial, esclarecimento jurídico e oficinas de artesanato.

VISIBILIDADE À LUTA DA MULHER

Para a secretaria da Diversidade Humana, Ana Cristina dos Santos Duarte o evento foi uma oportunidade para apresentar a data às pessoas que por ali passavam. "Apesar de o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha ter reconhecimento internacional, a data é conhecida apenas por militantes do movimento negro. A celebração em praça pública foi importante também para dar visibilidade à UGT, seus princípios e ideais de conquista de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária", conclui ela.

A celebração do 25 de julho pela UGT-RJ prestou homenagens ainda a mulheres ugetistas. Dentre elas, a integrante da Secretaria da Mulher da UGT nacional Tânia Matilde
as secretarias executivas Leila Maria Araújo e Lourdes da Silva, a assistente administrativa Ana Paula Condaque, a secretária da Diversidade Ana Cristina dos Santos Duarte, a secretaria da Mulher Clátia Regina Vieira, a secretaria do Setor Informal e Autônomo, Edna dos Santos Melo e Márcia Cristina de Lima, diretora do Sindicato da Construção Civil de Duque de Caxias(Siticommm).

O evento contou com o apoio dos sindicatos dos Artesãos da Baixada Fluminense (Siabaixada), dos Fisioterapeutas (Sinfito), dos Servidores do DER (Sinder) e do Siticommm. Além destes, a Central de Apoio ao Trabalhador, Drica Cabelo & Cia e Tia Pris Animação de Festas e Eventos.

Luiza Felix - UGT Rio de Janeiro"