UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Pátio do Colégio é palco de evento em homenagem #aos 21 anos da Lei de Cotas para deficientes


24/07/2012

24/07/2012

Em comemoração ao 21º aniversário da promulgação da Lei de Cotas para pessoas com deficiência, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com entidades do movimento social, promoveu uma grande atividade ao ar livre. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (24), no Pátio do Colégio, região central de São Paulo, reuniu diversas pessoas que trabalham ativamente pela ampliação dos direitos dessa população.

Dentre militantes e autoridades que compareceram a cerimônia o governador paulista Geraldo Alckmin enfatizou as ações que sua administração vem fazendo em relação a qualificação profissional e a inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho. Estamos ampliando as vagas do programa 'Via Rápida' que qualifica profissionais e desta forma trabalharemos para eliminar a desculpa do setor empresarial para deixar de contratar pessoas deficientes", explica o governador.

Na mais rica cidade brasileira, cerca de 126 mil pessoas portadoras de algum tipo de deficiência estão no mercado de trabalho, esse número corresponde aproximadamente a 40% do total da população, um numero baixo mas que reflete o empenho e as ações realizadas para avançar nesses números.

Dois dos principais fatores responsáveis pelo não aumento desses números é a alegação, feita por parte do empresariado, da falta de qualificação profissional e investimento em mobilidade.

Quanto à mobilidade urbana, a cidade de São Paulo, ao longo dos anos vem investindo em sinalização e melhoramento de causadas, ruas e adaptação dos transportes coletivos.

Segundo Cremilda Bastos Cravos, da Secretaria para Assuntos de Acessibilidade da UGT, celebrar duas décadas da lei de cotas é importante, contudo é preciso avançar mais e lutar para que num futuro próximo as empresas passem a contratar sem a necessidade da lei, mas por entendimento da necessidade de se resgatar a cidadania junto às pessoas deficientes.

Para o governador, a dignidade laboral para as pessoas com deficiência passa por um conjunto de ações que envolvem a sociedade civil, as entidades sindicais de trabalhadores e patronais, do Ministério Público e do Trabalho para poder avançar mais rapidamente nessas questões.

"Os sindicatos podem ser importantes parceiros para se qualificar mais rapidamente os trabalhadores, direcionando para o mercado de trabalho concentrando essa profissionalização para áreas específicas", conclui Alckmin.

Por Fábio Ramalho - Redação UGT

Mais imagens do evento clique aqui"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.