Nota da UGT a respeito das eleições 2012

18/07/2012

ELEIÇÕES 2012

É muito importante que, no próximo pleito municipal, seja eleito o maior número possível de candidatos comprometidos com o ideário da UGT e às causas da classe trabalhadora. Todos os dirigentes e militantes da central e das entidades filiadas, enquanto cidadãos e eleitores, podem e devem se engajar neste esforço. A Constituição garante a todo cidadão brasileiro a liberdade de organização e manifestação política.

As campanhas eleitorais são momentos privilegiados para o exercício da cidadania, em especial para os sindicalistas, que podem ampliar o leque de sua militância para além do universo puramente sindical e trabalhista.

O sindicalismo cidadão, ético e inovador, ideário da UGT, produz quadros de militância ativa e consciente, muitos deles agora aglutinados em torno de candidaturas a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Tal engajamento merece aplauso e estímulo de todos aqueles que aspiram pela ampliação dos espaços de poder ocupados pelos representantes da classe trabalhadora brasileira.

Neste momento, é importante que cada dirigente ugetista tenha conhecimento dos limites impostos pela legislação eleitoral, evitando potenciais riscos de questionamento legal adverso à UGT e/ou aos candidatos próximos à central. Alertamos aos membros da Direção Nacional, das representações Estaduais e às entidades filiadas que busquem respeitar a Lei Eleitoral e as restrições que esta impõe.

Militando com determinação, empenho e entusiasmo, vamos à luta!

Ricardo Patah
presidente