UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Trabalhadores em transporte de valores encerram greve em Santa Catarina


16/07/2012

16/07/2012

Depois de 12 dias de paralisação, os trabalhadores e trabalhadoras em transporte de valores, de Santa Catarina, decidiram retornar às atividades após assembleia realizada na quinta-feira (12).

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores (Sintravasc), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC) julgou como legal a greve e determinou que fossem pagos os dias parados e, por conta da má fé, as empresas terão de pagar uma multa de R$ 4 mil, que corresponde a 20% do valor da causa, pois os magistrados entenderam que os empresários tentaram induzir o judiciário ao erro para justificar a ilegalidade da paralisação.

A justiça do trabalho decidiu que a categoria receberá o pagamento do INPC integral (4,88%), sobre as cláusulas de natureza econômicas (salário, auxílio alimentação e piso salarial), por conta do piso regional. Além da inclusão dos funcionários da escolta armada na convenção coletiva, com remuneração equivalente ao piso dos motoristas que conduzem carros-fortes.

Outra vitória da categoria será a criação de um adicional de quebra de caixa de 20% sobre o salário, que consiste numa espécie de seguro pago ao trabalhador que lida diretamente com dinheiro.

Já em relação aos convênios médicos ficaram mantidos os termos da convenção firmada em 2011 e a categoria deverá arcar com 50% dos planos e as empresas com os outros 50%.

Segundo dirigentes do Sintravasc, três dias é a previsão de normalização para o abastecimento dos caixas-eletrônicos que ficaram vazios com a paralisação.

Por Fábio Ramalho - redação UGT com informações de agências


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.