Sindicatos filiados à Fecomércio-RS debatem #negociação coletiva durante seminário do Copersind

13/07/2012

Presidentes de sindicatos, diretores, assessores jurídicos e negociadores dos sindicatos filiados à Fecomércio-RS participaram nessa quarta-feira, dia 11, do seminário Negociações coletivas: Visão Empresarial e dos Trabalhadores", promovido pelo Sistema Fecomércio-RS, através do Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho (Copersind) da Federação. O evento, que aconteceu na sede da entidade, tem como objetivo preparar os dirigentes sindicais patronais do comércio para as negociações coletivas. O coordenador do Copersind e vice-presidente da Fecomércio-RS, Leonides Freddi, fez a abertura do evento falando da importância da terceira edição do seminário do Copersind para os sindicatos patronais filiados à Fecomércio-RS.

"Trabalhamos para fazer uma programação que atendesse às necessidades de todos os sindicatos em relação às negociações coletivas, pois o alinhamento das informações é fundamental para obtermos um resultado positivo nas mesas de negociações", disse Freddi. O primeiro vice-presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, disse que o seminário irá propor discussões e tem a finalidade de ser mais teórico. "Os negociadores sairão daqui preparados e capacitados a participarem das negociações coletivas sindicais em suas cidades, pois durante o evento teremos a simulação de uma mesa de negociação", afirmou Bohn.

As atividades do dia foram iniciadas pelo consultor trabalhista da Fecomércio-RS, Antônio Barreto, que falou da importância das negociações sindicais/coletivas e apresentou algumas técnicas de negociações. "O nosso objetivo é passar o maior número possível de informações em relação às negociações. Pois vocês devem estar preparados e alinhados com os sindicatos das cidades vizinhas no momento em que forem participar das mesas de negociações", explicou Barreto. O consultor promoveu uma simulação de rodada de negociação, com isso, foram selecionadas algumas pessoas da plateia, que foram divididas em representantes do sindicato patronal e dos trabalhadores.

Para a simulação ser mais real, o tesoureiro do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), Luis Carlos Barbosa, foi convidado a participar representando o sindicato dos trabalhadores. Após a simulação, houve uma discussão técnica sobre os pontos fortes e fracos abordados durante a rodada de negociação.

No período da tarde, o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, abordou a importância do Copersind nas negociações coletivas, pois é por meio das reuniões e do seminário que os sindicatos têm a oportunidade de expor as suas dúvidas em relação às negociações. "A troca de ideias que acontece neste seminário é fundamental para todos os participantes saírem enriquecidos", conclui De Marchi. A última atividade do dia foi o painel "Negociação coletiva, organização sindical e contribuições", que teve como painelistas o presidente da União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (UGT), Ricardo Patah, e o advogado trabalhista da Fecomércio-RS, Flávio Obino Filho. O coordenador do Copersind, Leonides Freddi, atuou como mediador durante o painel, que abordou diversos temas, como:
contribuição compulsória e assistencial, liberdade sindical, unicidade sindical, salário mínimo e negociações coletivas. Ricardo Patah falou da estrutura sindical no Brasil e fez uma comparação com outros países. "A estrutura sindical do Brasil é muito criticada por outros países, no entanto, temos o maior índice de sindicalização, o que explica uma estrutura sindical adequada", afirmou Patah. Flávio Obino Filho falou sobre a excessiva quantidade de regras que existe na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). "Não somos contrários à CLT, até porque ela foi moldada com a luta de trabalhadores. No entanto, queremos que seja inclusa uma norma para onde possam ser liberadas as convenções coletivas entre as partes interessadas", finalizou Obino.

Fonte: Imprensa FECOMERCIO/RS"